domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:12:34
Sporting Forever

Embora o nosso país tenha se tornado a maior referência no esporte, a história e origem do futebol não começou no Brasil.

Poucas pessoas realmente sabem, mas a história e origem do futebol começou na terra do Harry Potter, a famosa Inglaterra.

Tudo estava baseado em uma comemoração, contudo, de uma forma diferente do que conhecemos, deu-se origem ao que hoje chamamos de futebol.

Por fim, para você entender melhor, nesse artigo do Sporting Forever você entenderá tudo sobre a história e origem do futebol, acompanhe com exclusividade todos os detalhes.

O que este artigo aborda:

Quem inventou o futebol que conhecemos hoje?

O inventor do futebol se chama Charles Miller, filho de um europeu e uma brasileira.

Campo de futebol

A princípio, Charles Miller nasceu no Brasil, porém, quando estava mais velho partiu para a Inglaterra, onde aprendeu a jogar o esporte.

Charles Miller atuava como jogador e também árbitro, no entanto, foi apenas ao chegar no Brasil que se tornou o verdadeiro “pai do futebol”.

Embora o futebol não tenha sido criado aqui no Brasil, graças a Charles Miller o esporte acabou se tornando uma propriedade brasileira, hoje o povo brasileiro sendo referência mundial quando falamos nesse esporte.

Quando o futebol foi criado?

Infelizmente, ainda não se sabe ao certo a data exata em que o futebol nasceu, porém, a grande parte dos historiadores defendem o seguinte argumento:

Segundo esses historiadores os ingleses possuem o hábito de chutar a cabeça dos seus rivais em guerra, onde esse hábito um tanto quanto violento, deu origem ao futebol.

Embora o motivo que fez nascer o futebol possua uma certa história negativa, o esporte caiu no gosto das pessoas.

Assim, depois de determinado período, o futebol começou a ser usado com bolas, tornando- se de fato um esporte, inclusive, muito renomado.

Onde surgiu o futebol?

Como dito anteriormente, o futebol brasileiro na verdade não começou exatamente aqui no Brasil.

A princípio, o futebol surgiu na Inglaterra, e que por um tempo inclusive chegou a ser considerado um esporte violento.

Desse modo, não é à toa que o Rei Eduardo II resolveu banir a prática da Inglaterra, assim como também do restante da Europa.

No entanto, o esporte continuava sendo jogado pelos mais jovens, principalmente em bairros mais pobres e nas escolas públicas.

No início o futebol não tinha regras, isso fazia do esporte algo violento.

Qual a origem do futebol?

A princípio, a história e origem do futebol ocorreu por completo na Europa, onde embora nós brasileiros defendemos o esporte como se fosse nosso, na verdade não é bem assim.

Segundo alguns pesquisadores, os ingleses costumavam decapitar a cabeça dos seus rivais.

Assim que arrancavam a cabeça dos seus rivais, eles a “chutavam” de volta para seus países. Além disso, os historiadores dizem que os ingleses criaram buracos para a chutar a cabeça dos seus rivais, durante os momentos de “lazer”.

Esses buracos funcionavam como o que hoje chamamos de gol.

A história do futebol brasileiro

A princípio, a história e origem do futebol aqui no Brasil só existe graças ao Charles Miller, onde após estudar e conhecer, ele aos poucos trouxe o esporte aqui para o nosso país.

Embora os meios de comunicação na época não fossem tão sofisticados quanto são hoje, não demorou muito até que o futebol se tornasse popular por todo o território brasileiro.

Um dos primeiros clubes a ser fundado foi o Fluminense, onde logo após nasceu o Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo.

Ou seja, se hoje temos futebol aqui no Brasil precisamos agradecer ao Charles Miller, que foi um dos principais precursores do esporte aqui no país.

Hoje, o futebol no Brasil se tornou algo natural e muito presente em nosso país, onde a maneira como os brasileiros receberam o esporte o tornou exclusivamente nosso.

História e evolução do futebol

A princípio, o primeiro passo para o futebol evoluir era receber autorização, como dissemos anteriormente o esporte era considerado violento, por isso não era permitido.

Isso porque, na época, o futebol não possuía regras, valia de tudo para impedir o rival de chegar ao gol, onde socos e chutes eram comuns.

No entanto, isso mudou com a chegada das regras, nascendo ali o primeiro passo para a evolução do esporte.

Em 1904 nasceu a FIFA, e a partir dali o futebol se tornou o que conhecemos tradicionalmente nos dias de hoje.

Qual o motivo do surgimento do futebol?

Não existe um motivo específico, o esporte nasceu para entreter soldados, embora naquela época chutasse cabeças ao invés de uma bola.

Ou seja, não houve um propósito para criar o futebol.

O que acontece é que o esporte começou a ganhar muita fama e se tornou popular na Europa, que em pouco tempo se espalhou por todo mundo, que criou suas próprias seleções, para disputar torneios mundiais na busca de troféus e premiações.

Tudo hoje é ditado pela FIFA e os conselhos, que tornaram um esporte saudável e unificado mundialmente.

Atualmente, a FIFA é na verdade a “delegacia do futebol”, ela cria as regras e pune os jogadores, clubes e torcidas que violam as regras desenvolvidas por ela.

Quando surgiu o futebol?

Acredita-se que durante os conflitos da Inglaterra com os seus concorrentes, porém, o comportamento de chutar bolas só se tornou esporte bons anos depois.

Por um tempo inclusive o esporte era considerado crime, contudo, caiu no gosto do público mundo afora e então se tornou esporte.

Quando o futebol chegou ao Brasil?

A princípio, o futebol chegou em nosso país no ano de 1894, trago pelo Charles Miller após passar anos estudando na Europa.

Porém, no Brasil o esporte passou a ser popular somente anos depois, quando Charles passou a jogar pelo ” São Paulo Athletic Club” ou “São Paulo” como tradicionalmente chamamos nos dias de hoje.

História do futebol de campo no brasil

Aqui no Brasil, o esporte ganhou velocidade e respeito, onde em apenas dois após o nascimento do clube do São Paulo vários outros clubes nasceram.

Fluminense, Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama sediaram as primeiras disputas em campo aqui no Brasil.

No entanto, o auge do futebol aqui no Brasil foi por volta do ano de 1940, quando o primeiro estádio de futebol foi construído.

Conclusão

A história e origem do futebol possui suas muitas versões, no entanto, a mais aceita pelos historiadores é essa. E você, o que acha disso tudo?

Por fim, se você quer saber mais sobre a historia e origem do futebol, veja o documentário do canal André Vieira.

Nos vemos em breve.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Quais são as posições de futebol de campo?

Quais são as posições de futebol de campo?