domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:25:15
Sporting Forever

Quer saber como aprender a jogar futebol do zero? Esse é um esporte que, geralmente, se aprende desde pequeno. Afinal de contas, estamos falando do esporte mais popular não só no Brasil, mas sim em todo o mundo.

No entanto, sabendo o quanto o nosso país adora esse esporte, em especial para os meninos, é muito comum jogar bola desde pequeno. Porém, não é porque se tem costume que necessariamente você vai jogar bem. É muita questão de prática e treino também.

Por isso, neste artigo do Sporting Forever, iremos dar algumas dicas para você aprender a jogar futebol. Gostou desse assunto? Então não deixe de conferir os próximos parágrafos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que este artigo aborda:

1. Aprenda mais sobre o esporte

Futebol não é apenas habilidade, mas também técnica. Então, se você é do tipo de pessoa que fala: “eu quero aprender a jogar futebol”, saiba que deve se atentar também aos ensinos mais técnicos do esporte. Entenda sobre o número de substituições, cores e significados dos cartões de advertência etc.

O ideal é conhecer todas as regras básicas do futebol, até mesmo para ter uma participação mais decisiva para toda a sua equipe. Vamos supor que está no final do segundo tempo e sua equipe está ganhando por apenas 1 gol. Porém, o seu time ainda tem direito a uma substituição.

Dois jogadores de futebol jogando

Nesse caso, não seria mais interessante fazer a substituição do zagueiro, para garantir com mais tranquilidade a vitória? É algo bem simples, mas que com certeza faz uma enorme diferença na hora de garantir uma vitória.

2. Aposte no preparo físico

Essa é uma das maiores dicas para aprender a jogar futebol, sendo que vale não apenas para esse, mas para qualquer esporte. Ter excelente condicionamento físico é quase que um pré-requisito a fim de fazer tudo com excelência.

Mesmo porque, movimentar-se por 90 minutos, quase que de forma ininterrupta, não é para qualquer pessoa. É algo que exige um ótimo preparo e fôlego. Por isso, não deixe de fazer exercícios constantes a fim de melhorar a sua resistência.

O ideal é que o jogador se torne apto a percorrer longas distâncias sem que fique ofegante ou desanimado. Não é fácil, mas é algo obrigatório para quem deseja aprender a jogar futebol e se destacar em campo.

3. Acredite no poder do grupo

Muita gente diz: “quero aprender a jogar futebol”, mas esquece que ele não joga sozinho. Existe um time por trás que está apto a ajudar naquilo que for preciso. Afinal de contas, se isso não fosse necessário, não teriam 11 jogadores em cada lado, certo?

Por isso, não subestime o valor que o seu time tem. Todos devem jogar em consonância, a fim de ter um bom resultado. A sua mente deve trabalhar para aprender a jogar em coletivo, confiando nos seus colegas.

Não procure resolver as coisas só, mesmo porque essa atitude pode lhe render grandes prejuízos nos jogos. Cada uma das pessoas que está no seu time deve realizar o trabalho da melhor maneira possível. Confie que eles serão capazes.

Inclusive, tenha a mente aberta para entender que o seu colega não vai apenas contribuir para obter vitória, mas também para o seu crescimento enquanto jogador. Você não é conhecedor de todos os saberes, e seus colegas tem muito a agregar.

4. Vá aos treinos

Como diz o ditado, a prática leva à perfeição. E isso serve para qualquer coisa na nossa vida, inclusive para quem quer aprender a jogar futebol. Um bom treino é capaz de fazer com que você evolua muito quanto jogador, sendo capaz de alcançar novos patamares.

Por isso, se dedique bastante nessa atividade, haja vista que também vai melhorar o seu condicionamento físico e a sua qualidade de vida como um todo. Esse vai ser o momento onde você vai estar aprendendo novas técnicas para evoluir.

Procure estar presente em todos os treinos. Reserve sempre um tempo na sua agenda para que esse compromisso se torne possível. Os técnicos estarão dispostos a despertar o seu máximo durante todos os treinos, uma vez que eles têm as técnicas para aperfeiçoar seu jogo.

5. Respeite os adversários

Se você quer aprender a jogar futebol passo a passo, outra coisa que não podemos deixar de citar diz respeito ao fato de você saber respeitar os seus adversários. Pode parecer algo irrelevante, mas é o completo oposto.

Afinal de contas, não é raro ver casos em que os jogadores menosprezam ou maltratam os adversários, uma vez que acreditam que isso os faz ter posição de jogo. Porém, essa é uma prática antidesportiva, além de gerar atritos.

É fundamental que o atleta pense que cada competição é única e, portanto, precisa se doar ao máximo a fim de ter uma partida de alto nível.

6. Tenha uma chuteira confortável

Assim como um médico ou veterinário precisa de um bom instrumento de trabalho para reger seus afazeres, com quem quer aprender a jogar futebol não é nada diferente. Ter um equipamento adequado, além de lhe garantir segurança, também é capaz de melhorar suas técnicas.

Então, não deixe de investir em uma chuteira que lhe seja confortável e que seja adequada para o tipo de solo. Obviamente que isso não é garantia de que você vai ter um bom desempenho, mas que isso vai lhe auxiliar bastante, isso não há dúvida.

Se você vai jogar em um campo de grama alta ou que está molhada, o ideal é ter uma chuteira com trava de alumínio. Caso seja um solo sintético, as de borracha se dão melhor. Em contrapartida, se for quadra de futsal, o solado aderente é o melhor.

7. Confie na sua habilidade

Esse é um esporte que exige inteligência para poder agir e rápidas tomadas de decisão. A escolha de dar um toque a mais, por exemplo, é capaz de fazer uma grande diferença entre sair na cara do gol e adiantar demais e ser desarmado.

Então, a dica nesse caso é confiar nos seus treinos. Toda vez que for jogar, coloque em prática tudo o que aprendeu e se esforce para ter um raciocínio rápido. Essas são algumas dicas para aprender a jogar futebol um caminho para o sucesso.

Por fim, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como aprender a jogar futebol, veja o vídeo do canal Rodrigo – Escola futebol.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Quais são as regras básicas do futebol de campo?

Quais são as regras básicas do futebol de campo?