domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 12:35:59
Sporting Forever

Muitas pessoas têm o futebol como sua paixão, mas isso não quer dizer que todos sabem todas as regras. Por exemplo, você sabe qual é o tamanho oficial de um campo de futebol? Essa é uma das dúvidas que poucas são as pessoas que sabem responder.

O futebol está presente em tudo roda de conversas entre família ou até mesmo no trabalho e em encontros de amigos. Ele está presente até naquela conversa descontraída dentro do Uber até chegar no destino.

Mas, se te perguntarem qual é o tamanho oficial de um campo de futebol, você saberia responder? E todas aquelas marcações em campo, o que significa cada coisa? Essas perguntas iremos responder mais abaixo nesta matéria do Sporting Forever!

O que este artigo aborda:

O que é campo de futebol?

Antes de falarmos sobre o tamanho de um campo de futebol, é interessante entender todos os demais pontos que se interligam a esse assunto.

Em suma, o campo de futebol é um espaço separado em um terreno plano, onde detém uma série de marcações para definir os espaços necessários para se desenvolver o jogo chamado futebol.

Desenho de um campo de futebol com as medidas do tamanho oficial de um campo de futebol

Nele, há uma série de divisões que são feitas para demarcar cada local do campo e os jogadores que irão permanecer nele, por exemplo.

Sendo assim, as linhas demarcadas tem como finalidade determinar as regras para cada espaço, e assim, demarcar os limites por onde a bola pode passar. Existem regras para cada linha e local demarcado em um campo de futebol.

Há campos abertos e outros em ginásios ou estádios, como muitos conhecem. Mas, existem uma série de regras para que um campo de futebol seja “oficial”, e possa receber jogos.

Ademais, é interessante salientar que um campo de futebol pode ser de grama natural ou de grama sintética.

Campo de futebol e suas marcações

Além de saber a medida oficial de um campo de futebol, é vital que você conheça as suas marcações, até mesmo para entender o que cada uma significa.

Cada linha de marcação do gramado no futebol tem funções específicas. Elas ajudam a fazer com que as regras sejam cumpridas de forma adequada.

Sendo assim, é necessário conhecer a função de cada uma, e assim, torna-se mais fácil de jogar do jeito certo.

Se você é um boleiro raiz já sabe que no campo de futebol há uma série de marcações. Mas, você sabe o que elas significam ou o que cada área representa? Vamos conferir!

Linha de meio-campo

Vamos começar pela linha do meio-campo. Ela irá delimitar o espaço de cada um dos times de um lado e de outro. Ela é importante porque é nela que o jogo começa, e ela demonstra se um time está mais avançado ou recuado na defesa.

Se um time está muito recuado, isso significa que ele está mais dentro do seu próprio lado do campo, sendo assim ele está na defesa ou retranca como dizem muitos. Se ele está praticamente todo dentro da área do adversário ele está em posição de ataque.

Linha lateral

Outra linha de marcação que você deve conhecer antes de falarmos sobre quantos metros tem um campo de futebol profissional, é a linha lateral.

A linha lateral é conhecida por poucas pessoas, mas ela serve para delimitar o espaço de jogo em que a bola pode rolar.

Nessa área pode acontecer o jogo propriamente dito. Essa é aquela famosa linha que quando o jogador toca por último antes dela sair por ela, o outro time passa a ter o direito a cobrança do lateral.

Essa linha paralisa o jogo quando a bola passa por ela e sai. E caso isso ocorra, imediatamente o time adversário tem o direito de recomeçar o jogo com um arremesso de bola acima da cabeça. Podendo ser um movimento rápido e fraco ou longo e forte.

Linha de fundo

Essa linha delimita o fundo onde o campo termina, e ela serve para em suas pontas acontecer a cobrança de escanteios e laterais.

Ela também limita onde irão ficar as traves do gol. Se a bola passar por dentro dela no gol, desde que não haja linha de impedimento, o gol é válido.

Se o time que pertence àquela área tocar por último na bola, o time adversário passa a ter o direito de bater o escanteio.

O outro time poderá ter a possibilidade de atacar, mas, se alguém do time adversário tocar na bola, seja de pé ou cabeça e ela sair pela linha de fundo, o time terá direito ao famoso tiro de meta.

O gol só é válido quando a bola ultrapassa completamente esta linha, do contrário ele não é validado.

Grande área

Anterior a falar sobre largura de um campo de futebol, também é importante saber sobre a marcação da grande área.

A grande área é a área onde é delimitado onde o goleiro poderá defender uma bola com as mãos. Saindo dela ele se transforma em um jogador comum, e somente pode usar os pés. Se ele pegar na bola com as mãos fora dela ele leva falta ou cartão.

No entanto, se acontecer alguma falta dentro dessa área por parte do time, o adversário passa a ter o direito de cobrar uma penalidade máxima. Essa falta que se transforma em pênalti, pode ser proposital ou sem propósito.

Tiro penal

A marca do tiro penal é delimitada e marca determinando a distância que o jogador do time adversário poderá fazer a cobrança de pênalti.

A bola é colocada nessa região delimitada e somente o jogador que irá cobrar e o goleiro poderão ficar nela.

Meia lua

Conhecida como grande área, a meia lua é constituída pela metade de um círculo. Neste local, os atletas estão a cerca de 9,15 metros do tiro penal.

Essa delimitação permite que o jogador dentro dela possa fazer a cobrança do pênalti dentro das regras. Os jogadores deverão ficar atrás da linha dela enquanto a cobrança é feita.

Pequena área

Outra coisa que é importante saber, a fim de entender a medida oficial de um campo de futebol, é em relação a pequena área.

Neste local conhecido como pequena área, é o local onde o tiro de meta poderá ser cobrado pelo goleiro.

Se a bola ultrapassar essa área, os jogadores adversários poderão livremente atacar ou tomar a bola do goleiro, permitindo-lhes assim de fazer o gol.

A pequena área é delimitada e fica dentro da grande área. A linha de tiro penal está marcada entre estas duas áreas.

Quanto mede um campo de futebol?

Depois de tudo isso, com certeza quer saber qual o tamanho de um campo de futebol, certo? Quanto a isso, saiba que deve estar de acordo com alguns padrões.

Pelas regras da FIFA, o tamanho oficial de um campo de futebol é de no máximo 120m e no mínimo 90m no comprimento e na largura no mínimo 45m e no máximo 90m.

No entanto, a medida para um jogo oficial internacional é de 100m a 110m no comprimento e a largura máxima de 75m e mínima de 64m.

O campo de futebol tem quantos metros quadrados?

Hoje em dia, de acordo com a recomendação da FIFA, o tamanho oficial de um campo de futebol retangular é de cerca de 120 metros por 90 metros. O campo de futebol oficial requer cerca de 10.800 m2. O cálculo feito é:

120 mx90 m=10 800 m2

Ela é um pouco maior do que 1 hectare, tendo exatamente 1,08 hectare, a conta é: (10 800 m2/10 000 (m2/ha)=1,08 ha).

Qual o tamanho oficial da trave de futebol?

Em relação às medidas da trave de futebol, saiba que a FIFA padronizou o tamanho da trave de futebol de um campo oficial em: 7,32m x 2,44m.

Ela deve ser composta por um tubo de aço em carbono de 4, e ter um requadro inteiriço em tubo de 1 1/2″ polegada.

Conclusão

Como você pôde ver, existem regras para um campo de futebol ser considerado oficial. E cada local tem suas regras e limites. O futebol não é uma ciência exata, mas tem regras que deixam este esporte muito único e peculiar.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre qual o tamanho oficial de um campo de futebol, veja o vídeo do canal Sport Games.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?