Sporting Forever

O controle de ponto digital é uma tecnologia bastante inovadora que se mostra de grande utilidade para os setores de Recursos Humanos de uma empresa. Quando envolve o gerenciamento de equipes esportivas, essa ferramenta entra como um dos fatores principais, visto que, o número de atletas pode ser muito grande e a empresa pode acabar se perdendo no momento de calcular os salários, bancos de horas, faltas e dentre outros.

Para que você consiga compreender isso, nós do Sporting Forever elaboramos um artigo que irá abordar como a tecnologia do ponto digital consegue ser a favor do esporte. 

Confira a seguir!

O que este artigo aborda:

Ponto digital está revolucionando o gerenciamento de times
Ponto digital está revolucionando o gerenciamento de times
Pin It

Controle de ponto digital: o que é?

O controle de ponto digital corresponde a uma tecnologia que possibilita guardar e registrar digitalmente as horas trabalhadas por um colaborador numa empresa. 

Portanto, esse é um mecanismo onde o funcionário registra a sua entrada e saída do trabalho. Atualmente, existem muitas formas de controlar o ponto, mas quando o assunto é esporte, o ponto digital tem suas vantagens.

De modo geral, o controle de horas é essencial para monitorar se os atletas cumprem os cronogramas pré-estabelecidos pelo clube de futebol, por exemplo. Através do programa, o treinador consegue monitorar com mais detalhes, aquele que precisou dormir fora do alojamento, alegando precisar ir para casa resolver algumas pendências.

Vale ressaltar, que no passado, era bem comum encontrar o controle de ponto realizado de forma manual, em um relógio de ponto ou caderno de anotações onde cada um efetuava o seu registro do horário de chegada e saída da empresa. 

No entanto, por corresponder a um método passível de falsificação e falha humana, a única solução foi criar algo mais eficiente e seguro, surgindo então o ponto digital.

Como funciona?

Basicamente, a gravação das informações digitais opera como pontos de tempo eletrônicos armazenados no sistema de nuvem e instalados em certos aparelhos.

Com isso, referente às vantagens no esporte, pode-se afirmar que esta tecnologia reduz consideravelmente todos os custos operacionais das equipes esportivas com alguns equipamentos, além também de melhorar o controle dos atletas, como já citamos.

Dessa forma, o ponto digital pode ser posicionado em um local de fácil acesso dentro das intermediações da equipe (como alojamento, lugar de treino, refeitório e etc.) ou até mesmo instalado em um aparelho móvel entregue a cada atleta no formato de um aplicativo.

Vale lembrar que, em qualquer uma dessas opções, a implementação é muito mais simples se for comparado com aparelhos manuais, utilizados anteriormente. Assim, os Recursos Humanos (RH) e outros profissionais conseguem revisar os dados reais do registro de ponto de cada um.

Qual a principal vantagem do ponto digital para o relógio de ponto?

Dentre as principais vantagens entre o ponto digital e o relógio de ponto podemos destacar a sua mobilidade e funcionamento.

Diante disso, os relógios de ponto tradicionais precisam ser ligados a cabos e estarem fixos em algum lugar da empresa. Além do mais, o relógio apenas realiza a coleta dos pontos. Então, para extrair os dados é preciso um sistema ajudante conhecido por Programa de Tratamento de Registro de Ponto.

Agora, já no ponto digital, o mesmo é totalmente móvel e não precisa desses cabos ou sistemas auxiliares. Ele por si só já é um software completo, criado para a captação dos pontos, tratamento e gerenciamento da jornada do atleta dentro da sua equipe.

Qual melhor opção de controle de ponto digital para a sua equipe?

Existem diversas razões que devem ser prestadas atenção antes de adquirir o melhor tipo de controle de ponto digital para a área esportiva. Alguns deles são:

  • Quantidade de atletas;
  • Salários dos jogadores;
  • Quantos atletas dormem na própria casa;
  • Cultura da equipe;
  • Taxa de crescimento e rodízio de profissionais;
  • o que quer exigir dos atletas atualmente.

Sabendo dessas questões, fica mais fácil de entender qual o controle de ponto irá melhor atender as demandas e exigências da equipe.

No entanto, levando em consideração principalmente a eficiência e facilidade, a opção mais relevante é o sistema de ponto digital do Genyo.

Além de evitar tempos gastos com filas dentro do alojamento para bater o ponto mediante um cartão ou impressão digital, abrange os atletas que precisam se ausentar por uns dias. Muito comum nos esportes.

Com isso, cria-se uma flexibilização de forma de trabalho, o desenvolvimento da cultura organizacional e um maior entusiasmo entre os profissionais.

Conhecendo o Genyo

O Genyo é tanto um sistema como um aplicativo de controle de ponto eletrônico digital para a gestão de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Quando se inclui o esporte, essa ferramenta vem revolucionando cada vez mais o gerenciamento das equipes esportivas que adotam o método, pois a mesma oferece diversas funcionalidades.

Funcionalidades para o funcionário

  • Registro de Ponto online e offline;
  • Ponto web ou mobile;
  • Lembrete de registro de ponto;
  • Localização via GPS do colaborador;
  • Foto do atleta no momento do ponto;
  • Registro de atividades;
  • Restrição de dispositivo autorizado para se bater ponto;
  • Cerca Virtual que valida o local do ponto via aplicativo;
  • Chat online.

Funcionalidades da equipe esportiva

  • QR Code: agilidade do registro de ponto em aparelhos de uso compartilhado;
  • Assinatura Eletrônica de relatórios;
  • Advertência eletrônica;
  • Escalas de trabalho variadas;
  • Relatórios de Folha de Ponto, Banco de Horas, Horas Extras e outros 30 modelos;
  • Validação de ponto por autenticação inteligente;
  • Gestão de férias;
  • Exclusivo painel de métricas gerenciais e assiduidade dos atletas;
  • Suporte 24 horas.

O ponto digital atesta confiabilidade nas informações de registros, entregando transparência aos profissionais e otimização das rotinas de RH. Desse modo, mitiga riscos e problemas trabalhistas. 

A importância do ponto digital para equipes esportivas

Como conseguimos observar ao longo do texto, o ponto digital é uma possibilidade bastante moderna para realizar o controle de jornada dos atletas em uma equipe esportiva, seja presencialmente ou à distância.

Além do mais, é também um sistema consoante aos conceitos de transformação digital, pois carrega benefícios variados graças a tecnologia, como produtividade, flexibilidade e principalmente segurança. E aí, vamos utilizar o ponto digital para otimizar o gerenciamento da sua equipe esportiva? Não deixe de conferir outros conteúdos similares a este no nosso site!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse