terça-feira, 29 de novembro de 2022 - 29/11/2022 23:52:11
Sporting Forever

Praticar esportes é extremamente importante para se manter saudável e em movimento. Os exercícios só trazem resultados positivos e deixam a sua vida mais leve e tranquila, tudo isso a longo prazo. Mas é claro que é preciso ficar atento a algumas coisas na hora de praticar o seu esporte favorito, especificamente o ciclismo.

Sabemos que os ciclistas adoram uma boa adrenalina e momentos de aventura, mas não se pode esquecer de tomar algumas precauções que ajudam a tornar a prática radical e segura. Algumas marcas de bicicleta tem características específicas para cada tipo de aventura.

Neste artigo, nós vamos te dar algumas dicas de como pedalar na chuva com segurança, para que a sua prática não seja afetada pelo clima.

O que este artigo aborda:

1. Tenha a roupa certa 

Essa dica não é apenas para os dias chuvosos, ter uma roupa leve e fresca é importante para todas as pessoas que gostam de pedalar. O essencial é ter uma capa de chuva, ela vai te proteger de uma chuva mais forte, principalmente se ela for no estilo poncho. O corta-vento também é uma opção caso a chuva seja apenas uma garoa fina, mas sempre invista em peças com materiais mais encorpados. 

2. Proteja seus itens

Caso você decida pedalar na chuva, é importante se certificar de que todos os seus pertences estão bem guardados e sem risco de molhar. Aposte em uma mochila impermeável, ela vai proteger todos os seus pertences e você não corre o risco de perder algum item importante.

Como pedalar na chuva: 7 dicas essenciais
Pin It

Foto: Pexels

3. Instale para-lamas

Os para-lamas são extremamente importantes, já que quando você está pedalando na chuva é muito provável que a água e outras sujeiras acabem sujando suas roupas, sem para-lamas é tudo em você. Como a maioria das bicicletas nacionais não têm um suporte adequado para instalação, é melhor levar a sua bike em uma loja de bicicletas para que um profissional faça a instalação da forma adequada.

4. Cuidados com a visão

Não importa se está chovendo ou não, proteger os olhos quando se está praticando ciclismo é extremamente importante. Quando está chovendo é natural que o ambiente fique mais escuro, por isso use óculos com lentes amarelas, eles ajudam a melhorar a visibilidade, além de proteger contra insetos e respingos de chuva. Evite o uso de óculos de sol, eles costumam ter lentes escuras, o que dificulta a visão.

5. Tenha uma roupa extra

Por mais que você tome todos os cuidados, a sua roupa pode acabar molhando, mesmo que seja só um pouco. Leve sempre com você uma muda de roupa reserva, principalmente uma calça. Essa dica é mega importante para quem vai fazer uma viagem mais longa de bicicleta e vai enfrentar diferentes mudanças na temperatura.

6. Proteja mãos e pés.

Você pode até usar uma capa de chuva, mas infelizmente ela não protege seus pés e suas mãos, por isso tome algumas precauções. O truque universal para proteger os pés é colocar a famosa sacolinha plástica amarrada, mas o ideal mesmo é investir em sapatos no estilo overshoe que é um modelo impermeável. Para proteger as mãos use luvas impermeáveis, que são fáceis de encontrar em lojas de materiais esportivos.

7. Fique atento ao trajeto

É muito importante tomar cuidado na hora de pedalar, principalmente se estiver chovendo. Pedale devagar e com muito cuidado, a pista acaba ficando mais lisa por causa da água. Chuvas intensas demais também trazem novos desafios, por isso certifique-se de que é realmente seguro sair de casa, e preste sempre muita atenção no trajeto, a sua segurança deve ser o mais importante.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de como pedalar na chuva, veja o vídeo do canal Pedaleria.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse