domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:15:22
Sporting Forever

Você sabe o que é o médico do esporte e o que ele faz? Em suma, esse profissional é especialista em medicina esportiva. Mas o que isso quer dizer?

Significa dizer que ele atua para promover bem-estar, saúde e melhoria dos atletas profissionais e amadores, além de trabalhar na recuperação deles.

O Brasil possui um dos povos mais sedentários do mundo, onde mais de 60% deles não praticam nenhum tipo de esporte ou atividade física, por exemplo.

No entanto, com a pandemia, cresceu o número de pessoas que se interessam por hábitos de vida mais saudáveis.

Muitos querem iniciar práticas esportivas, em especial depois dos resultados da pandemia para os sedentários.

Um médico do esporte avaliando um paciente

Inclusive, uma pesquisa feita pelo SESC – Serviço Social do Comércio – revelou que o número de pessoas que procuraram eles entre 2009 e 2015 aumentou 38 vezes!

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – revelou dados de pesquisas onde cerca de 40 milhões de brasileiros estão praticando esportes físicos ou exercícios de forma regular.

No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas estão praticando ou preferem o futebol. Outras atividades que o povo brasileiro prefere, são:

  • Danças em geral;
  • Ballet;
  • Ginástica;
  • Caminhada.

Todos esses tipos de esportes ou hobbies se classificam como não competitivos, mas é aí que a medicina do esporte entra em ação.

Devido às suas pesquisas, especializações e inovações, ela tem tratado de forma primorosa os esportistas para melhorar sua saúde, bem estar e desempenho.

É por causa do médico do esporte que se torna possível se precaver de uma série de problemas, por exemplo. Por isso, trata-se de algo vital para todos os atletas.

O que este artigo aborda:

O que é medicina do esporte?

Também conhecida como Medicina do Exercício e do Esporte, essa é uma especialidade médica que tem o reconhecimento pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Sendo assim, a função do médico do esporte é prestar serviços adequados para a saúde daquele que está fazendo alguma atividade física ou em esportes amadores e profissionais.

Ou seja, ela não trabalha somente uma parte, mas sim a saúde como um todo do paciente, visando com que ele fique bem.

Para tal, deve-se usar uma série de ferramentas a fim de analisar e melhorar a qualidade de vida dos praticantes, bem como de promover um melhor desempenho na prática do esporte.

O que o médico do esporte faz?

Em suma, o médico do esporte deve, primeiro, ter formação na área, mas com atuação direcionada a resolver todas as demandas daqueles que praticam esportes e atividades físicas.

O médico do esporte deve atuar a fim de gerenciar a saúde de um atleta ou do esportista. Assim, ele oferece todo um auxílio para o que ele precisar.

Ele atua como forma de proteger a saúde do indivíduo, bem como promover a prevenção de lesões e outras doenças. Assim, melhora o desempenho.

Também ajuda no trabalho para reabilitar e recuperar a área muscular, além de atuar integrado a uma equipe multidisciplinar.

No entanto, ele também pode trabalhar de forma a tomar algumas atitudes preventivas, bem como exames antes de alguma competição.

Dessa forma, ele avalia os riscos de algumas questões, a fim de garantir a sua segurança. Além disso, também prepara para que o atleta possa melhorar o seu metabolismo.

O profissional ainda deve verificar se o atleta está em condições para fazer parte de alguma atividade ou competição.

É ele quem deve acompanhar todo o desenvolvimento físico do atleta, fazendo as devidas medições e avaliações de forma periódica.

Se responsabiliza, também, por analisar, definir e readequar as metas para tudo na vida do atleta. Fora isso, é capaz de tratar aqueles que têm alguma doença crônica mas que praticam algum esporte.

O médico do esporte também é um tipo de especialista que visa ajudar no processo de orientação de controle de doping.

Ou seja, orienta sobre o uso de medicação, suplemento ou qualquer outro tipo de substância, a fim de revelar se elas são permitidas ou não.

O médico do esporte e hipertrofia também tem uma certa ligação. Isso ocorre porque o profissional ajuda no ganho de massa e músculo.

Onde o médico do esporte trabalha?

Rotineiramente o médico do esporte tem bastante atendimentos, ainda que pessoais. Ele não atua operando os pacientes, e sim, nas questões ligadas a exercícios.

É normal você ver médicos do esporte trabalhando em clubes na função de melhorar o desempenho dos atletas e prevenir lesões.

Além disso, a depender do médico do esporte e do seu grau de experiência, ele pode ser responsável por todo o departamento médico.

Ele pode ser o chefe, ou monitorar de forma individual cada um dos atletas. Além de orientar todo o time nos momentos certos de poupar ou utilizar um atleta.

Outro local bem requisitado para médico do esporte trabalhar é em clínicas ou hospitais. Na maior parte das vezes, ele recebe pacientes que foram enviados por outro médico.

Um exemplo é um atleta que tenha quebrado o braço. Ele pode ser encaminhado pelo ortopedista para ajudar a avaliar os possíveis exercícios que ele pode fazer para manter a forma e não utilizar os braços.

Esse médico também é o que tem contato com o paciente caso aconteça algo com ele no momento da prática do exercício ou esporte.

Ele analisa e constata os possíveis problemas e encaminha para o especialista correto.

Mercado de trabalho

Hoje em dia, o mercado de trabalho para demandas de médicos de medicina do esporte está em alta, o que é ótimo.

Atualmente, há mais de 1 mil médicos em residência nessa área. No ano de 2018 somente existiam 869 médicos especialistas nesta área.

Se você está procurando uma oportunidade de esporte é uma coisa que você ama, pode ser que investir na área da saúde ligada à medicina do esporte pode ser para você.

Muitos são os locais que estão precisando de médicos para prevenção de problemas ligados à prática de exercícios físicos.

Quanto ganha um médico do esporte?

O salário do médico do esporte pode variar conforme o local e tempo de experiência dele. Um médico que se formar nessa área irá iniciar ganhando cerca de R$ 5 mil reais mensais.

Já um médico que está a muito tempo na área pode ganhar R$ 18 mil reais mensais.

Conclusão

Como pôde ver, o mercado está escasso de médicos do esporte. Essa pode ser uma oportunidade de unir o útil ao agradável.

Se você ama esporte e tudo relacionado ao corpo humano além de querer ganhar bem, esta área é para você.

Por fim, se você quer saber mais sobre o médico do esporte, veja o vídeo do canal Apsen Farmacêutica.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Quais são as regras básicas do futebol de campo?

Quais são as regras básicas do futebol de campo?

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?

Qual o tamanho oficial de um campo de futebol?

Qual o tamanho oficial de um campo de futebol?

12 dicas de como se tornar jogador de futebol profissional

12 dicas de como se tornar jogador de futebol profissional

5 melhores sites para assistir futebol ao vivo grátis

5 melhores sites para assistir futebol ao vivo grátis

Qual a história e origem do futebol brasileiro?

Qual a história e origem do futebol brasileiro?