Sporting Forever

Com o passar do tempo, diversos novos esportes estão surgindo e conquistando o público jovem, porém, o Beach Tennis é um dos esportes que já estão no mercado há muito tempo, mas que somente agora começou a ter todo o reconhecimento que ele sempre mereceu. 

Graças a quantidade exuberante de pessoas que estão aderindo ao esporte, começar a praticar beach tênis está se tornando algo extremamente fácil, e ao continuar a leitura, será possível conferir os benefícios que esse esporte traz para a saúde do praticante e a historia do Beach Tennis.

O que este artigo aborda:

Conheça a historia do Beach Tennis
Conheça a historia do Beach Tennis
Pin It

Historia do Beach Tennis

Esse esporte foi criado na década de 1980, graças aos tenistas tradicionais da época que quando iam à praia ficavam brincando com a rede de vôlei.

Como o esporte surgiu na Itália, e desde então começou a ganhar bastante popularidade se espalhando pelo mundo, atualmente existem milhares de praticantes deste esporte.

Muitas reformas foram surgindo neste esporte que mistura o tênis com o vôlei de praia, e alguns outros esportes do gênero.

Segundo um levantamento que foi feito pela ITF, o Beach Tennis está sendo praticado por mais de 500 mil pessoas no mundo, e isso inclui desde crianças até o público adulto. 

A Confederação Brasileira de Tênis se tornou o órgão responsável por regularizar esse esporte aqui em território nacional e, em meados de 2017, o maior evento mundial deste esporte foi realizado em Niterói, um feito marcante para o Brasil, que sediou esse evento.

Para aqueles que estão interessados em saber mais sobre esse interessante esporte, a seguir, estão em detalhes, como funciona uma partida.

Entendendo como funciona a partida

Por se tratar de uma mistura de vários esportes, mas tendo como base o tênis tradicional, a pontuação deste esporte em questão funciona de maneira parecida com seu esporte originário, no caso: 15/30/40.

Quando a pontuação chega nos 40 em ambos os lados, quem fizer o próximo ponto, acaba vencendo a partida. 

E quando vemos a quantidade de partidas que são feitas, geralmente, as partidas simples possuem seis jogos enquanto, para duplas, o valor sobe para nove.

Mas essa questão, geralmente, varia de acordo com o órgão que está gerenciando a competição, então, não é possível ficar preso a isso, já que os valores podem ser maiores.

Beach Tennis no Brasil

No Brasil, o esporte fez um sucesso tremendo, já que sua prática é bastante fácil, e suas regras não são mirabolantes como as regras de outros esportes como: futebol ou basquete.

Esse esporte proporciona ao atleta muita diversão e, claro, ajuda a melhorar o condicionamento físico além de auxiliar bastante a saúde.

Em território nacional, apenas no estado de São Paulo, estima-se que mais de 140 pontos possuem quadras para a prática do esporte, e cerca de 400  quadras estão a mercê desses jogadores, que dominam grande parte do público brasileiro que pratica Beach Tennis.

Benefícios do Beach Tennis

Um dos principais motivos que levaram a prática deste esporte ficar em alta em território nacional é a queima exagerada de calorias por hora.

No caso, o praticante chega a queimar cerca de 600 calorias por hora, além de conseguir ter fortalecimento nas pernas, braços e aumento de fôlego. 

Tudo isso graças a prática deste esporte ser realizado na areia, que também é a principal maneira de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular.

Como esse esporte requer que o praticante se movimente intensamente dentro de sua área para o oponente não marcar pontos, esse esporte traz uma dinâmica potente e uma intensidade que auxilia realmente o corpo humano a ter melhoras significativas.

Então, tendo conhecimento sobre esse esporte e seus benefícios, fica irresistível não começar a procurar uma quadra para começá-lo a praticar, e é exatamente isso que grande parte dos brasileiros andam fazendo.

Por fim, se você quiser saber mais sobre a historia do Beach Tennis, veja o vídeo do canal Educação Física Fácil.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse