Sporting Forever

A Liga Nacional, conhecida como English National League no Reino Unido, planeja o lançamento de uma plataforma de streaming para todos os clubes na segunda metade da temporada 2022-2023 para assistir nations league ao vivo.

Tudo começou em Abril de 2021 quando Ryan Reynolds e Rob McElhenney, donos do Wrexham AFC, fizeram um pedido à Liga Nacional para que dois jogos do Wrexham fossem transmitidos naquele mês.

O pedido ocorreu dois meses após a dupla ter comprado o clube e a Liga ignorou totalmente o pedido, o que causou revolta nos donos. Rob chegou a postar sua indignação em sua rede social. Ele escreveu no Twitter: “Após meses de esforço, a omissão da @thevanaramanl sobre nosso pedido de transmissão doméstica e internacional de jogos do Wrexham é realmente revoltante. CC @btsport.

A prova de que a Liga Nacional não se moveu a respeito dessa questão é que pouco mais de um ano depois, a situação permanece a mesma.

Em Setembro de 2022, Ryan Reynolds voltou a fazer duras críticas à Liga Nacional por terem ignorado mais uma vez uma proposta de transmissão de jogo. O astro também pediu à BT Sport, detentora dos direitos de transmissão, para que ajudassem a encontrar uma solução para que os jogos da English National League (Liga Nacional) sejam transmitidos quando não estiverem sendo exibidos na TV.

O que este artigo aborda:

Em meio a polêmica com Wrexham de Ryan Reynolds, Quinta divisão inglesa se prepara para transmitir jogos ao vivo
Em meio a polêmica com Wrexham de Ryan Reynolds, Quinta divisão inglesa se prepara para transmitir jogos ao vivo
Pin It

Pronunciamento oficial da English National League (Liga Nacional)

Após vários pedidos de pronunciamento, um anúncio oficial foi feito pela Liga:

Temos trabalhado em estreita colaboração com a BT Sport nos últimos meses para acertar um acordo pelo qual os jogos não televisionados possam ser transmitidos em uma plataforma de streaming da Liga, respeitando também a necessidade de cumprir as restrições do Artigo 48 (apagão das 15h do Reino Unido).

A BT Sport tem sido incrivelmente solidária e estamos extremamente gratos. Após a aprovação do conselho, agora avançaremos nas questões para concretizar o acordo.

Após vários meses de consideração, o conselho foi apresentado um relatório detalhado dos principais líderes do mercado que têm experiência bem-sucedida em streaming, e uma série de recomendações foram feitas.

Após análise, o conselho aprovou por unanimidade todas as recomendações e encarregou o comitê comercial de progredir imediatamente com este projeto, finalizando os acordos contratuais e confirmando os cronogramas futuros. O objetivo é ter o lançamento de uma plataforma totalmente funcional na segunda metade da temporada.

A transmissão de jogos ao vivo da divisões de baixo da Premier League tem aumentado desde 2017 e, nesta temporada, a English National League (Liga Nacional) verá os números atingirem um novo recorde.

Ryan Reynolds adquiriu o Wrexham em Fevereiro de 2021, juntamente com Rob McElhenney. A compra do clube pelas estrelas de Hollywood e o lançamento da série documental “Welcome to Wrexham” tiveram um impacto gigantesco no clube, colocando-o em uma vitrine global.

Resposta dada à Liga Nacional pelo Wrexham AFC 

A exposição do clube cresceu tanto ultimamente que colocou uma pressão ainda maior na Liga Nacional. Após o comunicado oficial da Liga, o Wrexham AFC também emitiu um pronunciamento através de um porta-voz oficial:

Lembramos a todos que quando fizemos a proposta para transmitir nossos jogos, deixamos claro que daríamos todo e qualquer lucro obtido através do streaming de jogos para a Liga Nacional para que fosse distribuído igualitariamente entre as equipes. Afirmamos que nosso desejo é aumentar nossa base de fãs aproveitando o documentário, “Welcome to Wrexham” (Bem-vindos a Wrexham). 

Estamos totalmente cientes de que a Liga Nacional e os clubes da competição se beneficiaram da exposição positiva que foi criada pela série e os mesmos devem capitalizar isso. Acreditamos que a Liga Nacional deve promover e incentivar o crescimento da competição e de seus clubes individualmente, e não tomar decisões que limitem esse potencial.

A segunda metade da temporada começa em 13 de dezembro (ou um jogo depois, se houver progresso na FA Cup). Se a Liga Nacional não puder cumprir com esta data, o clube pedirá à Liga Nacional e a BT Sport para que todos os clubes possam atender às especificações técnicas de transmissão na qual o próprio serviço proposto pela Liga Nacional será baseado. Assim todos poderão transmitir jogos ao vivo imediatamente até que a solução central de streaming da Liga esteja em vigor.

Se o planejamento for cumprido, além de todos os jogos do meio da semana serem disponibilizados para o público no Reino Unido, será obrigatório que todos os jogos realizados na League One e na League Two, tanto durante a Copa do Mundo quanto nos feriados bancários domésticos, sejam transmitidos. Isso inclui o Boxing Day (26 de dezembro), o dia do Ano Novo e a Páscoa de 2023.

As estrelas Ryan e Rob estão ansiosos para ver o clube ao vivo dos Estados Unidos, mas isso não os impediram de assistir aos jogos da equipe. Eles fizeram várias viagens para a cidade do norte de Gales, antes de sofrerem um infeliz desgosto.

Ambos estiveram presentes em Wembley na temporada 2021-2022, quando o clube perdeu por 1 a 0 para o Bromley na final do FA Trophy e na eliminação na semifinal dos playoffs de forma dramática perdendo por 5 a 4 para o Grimsby Town nos últimos minutos da prorrogação.

Algum jogo do Wrexham pode ser transmitido?

O Wrexham não tem permissão para transmitir os jogos da English National League (Liga Nacional), mas os jogos da FA Cup começaram a ser transmitidos pela ESPN com o crescente sucesso da série nos Estados Unidos. No dia 18 de Outubro, a ESPN2 transmitiu pela primeira vez em sua história um jogo da quarta pré-eliminatória da FA Cup. A transmissão pôde ser assistida em todo o território dos Estados Unidos.

Normalmente, os times da quinta divisão ou abaixo no futebol inglês não podem justificar uma vaga no sábado de manhã na ESPN. Mas a série vem fornecendo um nível de sinergia para o gigante da mídia esportiva. 

“Welcome to Wrexham” é transmitida no FX e no Hulu, ambos de propriedade da empresa controladora da ESPN, a Disney. A série estreia no Brasil dia 7 de Dezembro de 2022 e será transmitida pelo Star+. Em comunicado à Front Office Sports, Debra O’Connel, presidente de comunicações do grupo Disney disse: “O Wrexham tem uma história única dentro do futebol. Essas partidas nos dão uma oportunidade interessante de estender a maneira como nossa empresa está contando essa história, expandir o público geral e ajudar a criar novos fãs para a FA Cup, Wrexham AFC e para a série, que conquistou e criou novos torcedores para o time nos Estados Unidos, onde a maioria das pessoas nunca os viu jogar uma partida completa, mas agora poderão. É emocionante poder oferecer esse tipo de experiência de círculo completo para nossos espectadores.”

A vitória do Wrexham sobre o Blyth Spartans em Outubro por 3 a 2 pela FA Cup foi a primeira partida do clube a ser televisionada nos Estados Unidos. Desde então, o clube também jogou o jogo da volta contra o Blyth Spartans que resultou em empate de 0 a 0 e venceu o Oldham Athletic em jogo único por 3 a 0 no estádio Racecourse Ground pela primeira rodada da competição.

O próximo jogo do Wrexham AFC a ser transmitido será contra contra o Farnborough pela segunda rodada da FA Cup. O jogo será transmitido ao vivo nos Estados Unidos pela ESPN+ e ESPNEWS. O jogo começa no sábado, 26 de novembro, às 13h15, horário de Brasília, com o pré-jogo começando cinco minutos antes do início da partida.

Os torcedores do Brasil que estiverem interessados em acompanhar o Wrexham AFC podem acessar o portal Wrexham Brasil para se manter informado sobre os jogos e a série que vem crescendo em popularidade no mundo todo.

Por fim, se você quer assistir nations league e ver alguns lances do jogo Wrexham x Grimsby Town, veja o vídeo no canal Wrexham AFC.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse