domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:32:21
Sporting Forever

É aficionado por futebol? Você conhece qual é a principal tática de futebol? Entender esse assunto é uma forma de compreender ainda mais as jogadas. Então, vamos lá, saiba tudo neste artigo do Sporting Forever!

O que este artigo aborda:

O que é tática de futebol?

A tática no futebol consiste na forma com que o time se dispõe em campo e também na maneira como ele atua atacando e defendendo. Essas maneiras podem ser coletivas ou individuais. Podendo ser com marcação individual ou por zona mista.

Estratégia x Tática

Estratégia e tática são coisas diferentes. A estratégia é a maneira com que o time trabalha atacando e defendendo. Já a tática é a forma com que o time se dispõe dentro de campo, podendo ser 3-5-2 ou 4-3-3.

A estratégia está ligada a como o time faz para melhorar ainda mais seus pontos fortes, utilizando bastante eles.

E na estratégia, o time procura fechar as brechas para seus pontos fracos, não permitindo o time adversário descobrir ou explorá-la.

Desenho de uma tática de futebol em um campo

A estratégia funciona em cima da tática, e ela tem como base estudar o adversário e criar caminhos para vencê-lo.

Se um determinado time adversário tem um lado forte em campo, por exemplo a lateral direita, o técnico terá de montar uma estratégia de diminuir a força das jogadas por esse lado do campo.

Aí ele poderá utilizar uma tática de jogo com mais jogadores na defesa. Se por exemplo ele normalmente joga com 3-5-2, ele pode mudar a tática de jogo para 4-4-2 colocando um homem a mais na defesa para ajudar a sanar as possíveis jogadas no lado direito.

A tática de jogo futebol é o modelo de jogo padrão de um time, e em quase todos os jogos ele entra assim. No entanto, a estratégia irá mudar conforme o treinador estuda o adversário.

As posições táticas do futebol podem mudar a depender do adversário, mas raramente isso acontece. A tática do time praticamente permanece a mesma em todos os jogos.

Quais são as 12 principais táticas do futebol?

Há uma série de tática no futebol, sendo que cada uma delas pode ser mais ideal para situações específicas. Abaixo, iremos falar sobre algumas delas.

3-3-4

Esta tática utiliza dois zagueiros e um dos laterais ajudando na defesa. No meio de campo o outro lateral ajuda como meio de campo defensivo.

O volante fica como meio de campo central ao lado de dois meia armadores. Um meia armador sobra, podendo ser um atacante junto aos 3 atacantes.

3-4-3

Utilizou-se pela primeira vez na copa de 1962. Em sua defesa tem um líbero que ajuda na cobertura de jogadas.

Mas, nas laterais do meio campo, existe um ala que é defensivo e um outro que é ponteiro. Ademais, possui um centro avante ajudado por dois pontas de lança.

3-5-2

Essa tática é a segunda mais usada no mundo. E nela existem dois meio campo, dois volantes e dois laterais que jogam avançados que não precisam voltar para marcar, chamado de alas.

Essa tática visa fortalecer o jogo aéreo, podendo os dois centro avante receberem bolas cruzadas por esses dois alas, por exemplo.

No 3-5-2 há 3 zagueiros, 5 jogadores no meio de campo e dois no ataque. Sabe-se que seu surgimento se deu na Europa e visava um time mais ofensivo. No entanto, o último zagueiro tem por nome líbero, sempre jogando a bola pra frente.

A função do líbero é roubar bolas, recompor a defesa e criar jogadas para o meio de campo ou ataque. Mas a chave desse esquema é o meio de campo ter muita capacidade de marcação.

3-6-1

Na verdade, não é muito comum usar essa tática. Nesse esquema tático futebol de campo, existem 3 jogadores na defensiva, dois volantes, dois meio de campo, um lateral esquerdo, um lateral direito e somente 1 atacante.

Os meias e laterais sobem ao ataque quando precisa, tendo uma defesa que fica na intermediária e pode retornar.

2-3-5

Conhecido como pirâmide de WM, esse esquema tem 2 zagueiros, 3 meias ofensivos e 5 atacantes. Dois deles trabalham nas pontas, dois atrás como segundo atacante, e um centro avante para bolas que sobram.

No entanto, trata-se de um esquema que não é muito comum para se entrar no campo. Ou seja, o técnico muda para fazer pressão no time adversário.

O motivo de não ser muito comum diz respeito ao fato de deixar a defesa aberta, o que permite muitos contra-ataques, por exemplo.

4-2-4

Trata-se de um esquema que se tornou muito popular na década de 1940 e 1950. Em suma, ele funciona com os laterais ajudando na defesa, onde eles não avançam muito no jogo.

Ou seja, ficam dois meio de campos, um na direita e outro na esquerda, tendo que neutralizar contra ataques.

Dois atacantes têm de voltar e ajudar o time no meio de campo, e dois ficam avançados para receberem as jogadas.

4-3-3

Essa é a terceira tática de futebol mais utilizada no mundo, neste esquema, há 4 zagueiros, 3 meio de campo e 3 jogadores no ataque. Ele foi muito usado entre 1960 e 1970, e ficou marcado pela Holanda de 1974 ter usado na copa.

No ataque, os pontas e laterais sobem para ajudar, podendo desarmar a defesa do adversário. Na defesa os zagueiros auxiliam na marcação dos laterais e volantes adversários. Mas esse esquema só funciona bem se os atacantes ajudarem na marcação.

O meio de campo para funcionar precisa de um meia de ligação de muita qualidade para funcionar. Principalmente sendo versátil e capaz de fazer jogadas ofensivas. Esse esquema permite triangulação no ataque, utilizando os laterais e atacantes.

4-3-2-1

Essa é uma tática no futebol conhecida como escadinha ou árvore de natal. Ficam 4 zagueiros com 1 meio campo com 3 centros e dois médio ofensivos que apoiam o atacante. Nela, os volantes ou o volante avançado tem de ajudar o atacante.

4-4-2

Nem precisamos falar dessa tática de futebol, uma vez que ela é usada desde a década de 1970. A maioria dos times modernos utiliza ela, principalmente como tática inicial de jogo.

E durante o tempo regulamentar acabam por mudar internamente conforme a necessidade, podendo ser 3-5-2 para atacar mais ou 4-5-1 para se defender mais.

4-5-1

Sendo uma tática no futebol mais moderna atualmente, ele tem 4 zagueiros sendo dois centrais e dois laterais, além de ter 5 meio de campo apoiando um atacante.

Esse esquema foi muito comum pela França de 2006 e ele permite que a tática se molde durante os jogos.

O time entra recuado e pode se abrir conforme a necessidade para o ataque após neutralizar o adversário.

4-6-0

Surgiu pela primeira vez em times profissionais na década de 1990. Este esquema tático conta com 4 zagueiros, 6 meio de campo e nenhum atacante.

Essa tática de futebol normalmente é utilizada por times que fizeram 1 gol ou mais e querem ganhar com esse resultado.

Desde essa época foi muito pouco utilizada por ser totalmente defensiva. Praticamente nenhum time entra em campo com essa formação, eles aderem a ela durante o tempo regulamentar a mando do técnico.

5-3-2

Esta técnica é muito utilizada para se defender, e a maioria dos times que passaram a utilizá-la foram durante a década de 1990. Ela é muito comum em jogos de ida e volta, onde um time ganha e no outro jogo entra assim, já na retranca.

A finalidade é segurar o resultado. Ela também é comum para times que gostam de marcar pontos com empate.

5-4-1

Diferente da anterior onde o time deixa dois possíveis atacantes, nesta a finalidade é realmente segurar a retranca.

É uma tática no futebol defensivo, mas não é muito comum. Já foi muito popular por seleções de baixa qualidade contra seleções de alta qualidade.

Qual a melhor formação tática de futebol?

Não se sabe exatamente a melhor tática do futebol, mas a 4-4-2 e 3-5-2 é a mais usada no mundo todo, e a maioria dos times campeões utilizam essas duas táticas.

Conclusão

A melhor tática será aquela que você ver que seu time se encaixou, e que está te trazendo vitórias depois de descoberta.

Testar é a palavra do negócio. Depois que achar a fórmula, não se esqueça daquela velha frase: “time que está ganhando, não se mexe”.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre a tática de futebol, veja o vídeo do canal do Luxa.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Qual a história e origem do futebol brasileiro?

Qual a história e origem do futebol brasileiro?