domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:29:30
Sporting Forever

Você sabe quanto tempo dura um jogo de futebol oficial? A verdade é que muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito desse assunto.

O futebol é o esporte mais praticado do mundo, o qual se tornou uma febre principalmente para os brasileiros.

No entanto, por mais que seja algo muito popular, a verdade é que muitas pessoas ainda não sabem a duração jogo de futebol.

Ademais, a origem do futebol é bem mais antiga do que pensamos. Já existiam civilizações antigas no ocidente e no oriente que praticavam coisas parecidas.

Entretanto, o futebol como conhecemos hoje com as suas atuais regras, só se desenvolveu na Inglaterra no século XIX.

Juiz de futebol olhando o relógio marcando o tempo de um jogo de futebol

O que este artigo aborda:

Os primórdios do futebol

Antes de falarmos sobre quanto tempo tem um jogo de futebol, é interessante conhecer um pouco sobre a história e origem do futebol.

O futebol como é hoje passou por uma série de mudanças, mesmo porque ele recebeu a influência de várias culturas antigas.

Sendo assim, não se sabe exatamente quem é seu inventor ou sua real origem. O que se sabe é que existiu um ritual chinês, chamado TsüTsü, a cerca de 2.600 a.C.

Também próximo dessa época, existia no Japão Antigo uma atividade feita por algumas pessoas de nome Kemari. Ela consistia basicamente em um controle de bola com os pés, e o nome Kemari significa “chutar a bola”.

Esse tipo de prática chamado Kemari era somente para fins disciplinares e de entretenimento. Ela não tinha a finalidade competitiva que existe hoje. Há santuários ainda nos dias de hoje que praticam Kemari.

Ademais, sabe-se que na América, antes do descobrimento de Colombo, alguns jogos eram feitos junto a rituais utilizando os pés e coisas redondas. Esses jogos eram tão macabros que no final, realizavam-se sacrifícios de algum dos jogadores.

Há registros em livros onde se cita antigas civilizações como Roma e a Grécia com jogos parecidos com o futebol.

No entanto, esses não tinham sacrifícios, porém, eram feitos somente pelos mais abastados da sociedade e tinha como finalidade homenagear os deuses dessas civilizações.

Existiu também no século XIV um futebol histórico conhecido como “Calcio Storico”. Somente os nobres da época podiam jogar ele.

Entretanto, cada equipe tinha cerca de 20 jogadores ou mais, e eles tinham como dever levar a bola para a trave do campo adversário.

Quanto tempo dura um jogo de futebol?

Agora que você já conhece um pouco mais do assunto, é provável que queira saber quanto tempo demora um jogo de futebol.

Em suma, a partida comum de futebol tem duração de 90 minutos. Mas a partida tem dois tempos de cerca de 45 minutos.

Contudo, essa regra só entrou em vigor no ano de 1866. O primeiro teste feito foi num jogo entre Sheffield e Londres, e desde lá essa regra se tornou padrão para o mundo todo.

A FIFA, órgão que regulamenta as regras, fala o seguinte sobre o tempo:

A duração de um jogo oficial será de somente 90 minutos. Existem casos especiais que poderão fazer parte do regulamento de uma competição citando alguns casos especiais. Poderá haver a possibilidade de 30 minutos adicionais com dois tempos de 15 minutos. O tempo perdido deverá ser levado em conta, além de acidentes, lesões e paralizações e VAR. O intervalo será de 15 minutos entre os tempos regulamentares. Ambas as equipes devem entrar com seus jogadores com 5 minutos antes do reinício da partida, além da equipe de árbitros.

Resumo das regras da FIFA para o tempo de um Jogo de Futebol Oficial.

Aquele tempo conhecido como acréscimo poderá variar de partida para partida. No entanto, se o juiz assim julgar, nenhum acréscimo será feito.

O tempo de acréscimo se baseia no tempo gasto com substituições, acidentes como lesões ou outras questões. O tempo poderá ser proporcional, mas será feito sempre com base no que o árbitro principal achar.

Então, aos que perguntam: “um jogo de futebol tem quanto tempo?” Saiba que pelo menos ele dura 90 minutos, sendo que nem sempre há acréscimos.

Quanto tempo dura o intervalo de um jogo de futebol?

Certo, mas e quantos minutos de intervalo no futebol há? Essa é uma outra dúvida bem comum e pertinente ao assunto.

Mas, nas regras, o tempo regulamentado para o intervalo entre os tempos regulamentares é de 15 minutos. No entanto, caso ocorra alguma coisa e o árbitro autorizar, esse tempo poderá ser maior ou menor.

Então, para saber quantos minutos dura um jogo de futebol, é interessante levar em consideração esse tempo também.

Quanto tempo dura a prorrogação em um jogo de futebol?

Conhecido como tempo extra ou prorrogação, se a partida terminar empatada nos 90 minutos regulamentares, a partida pode ter prorrogação.

Sendo assim, serão 30 minutos, os quais se dividem em duas partidas de 15 minutos cada. Mas, se persistir o empate mesmo com o “Time Extra”, deve-se decidir nos pênaltis.

Portanto, para saber qual a duração de um jogo de futebol, também é interessante levar em conta essa informação.

Se houver gol marcado por qualquer equipe durante a prorrogação ou tempo extra, este fará parte do placar final do jogo.

Mas, se continuar empatado, deverá ir para os pênaltis. As cobranças de pênalti para decisão do ganhador não serão levadas em conta no placar final do jogo. Contudo, o vencedor irá para a próxima fase.

Curiosidades do futebol

Agora que você sabe quanto tempo leva um jogo de futebol, é interessante saber algumas outras curiosidades.

Quem inventou o futebol e em que ano foi?

A criação do futebol como conhecemos hoje aconteceu no século XIX na Inglaterra. Lá aconteceu o primeiro jogo regulamentado. A maioria das regras foram criadas por ingleses, e muitas usadas até os dias de hoje.

Oficialmente, aconteceu em 1863 a primeira partida com a fundação da Football Association. O pai do futebol moderno foi o inglês Ebenezer Cobb Morley.

Mudanças foram acontecendo com o tempo, como a inclusão do juiz e goleiro, impedimento e pênalti, por exemplo.

A regra do VAR é a mais nova a ser implementada. No Brasil, o esporte chegou ao final do século XIX, com Charles Miller.

Brasileiro e paulistano, ele foi à Europa estudar, e no seu retorno trouxe ao Brasil no ano de 1894 a primeira bola.

Qual a partida de futebol que mais durou?

Ainda que você já saiba qual o tempo de um jogo de futebol, uma curiosidade interessante é em relação a partida que mais durou.

A partida mais longa da história já registrada aconteceu entre dois clubes ingleses. E foi em março de 1946 e durou 3 horas e 23 minutos. Esse recorde foi feito pelos clubes Doncaster Rovers x Stockport County, e foi mantido por mais de 50 anos.

Qual é o maior placar de futebol já registrado?

Existiu uma partida de futebol que aconteceu em 31 de outubro de 2002 no campeonato de Madagascar. A partida acabou em 149 x 0, e foi feita entre os clubes AS Adema X SW de Emyrne, onde o Emyrne saiu perdedor.

Conclusão

O futebol é um jogo mágico, mas ele irá passar por uma série de mudanças. A FIFA estuda colocar dois tempos de 30 minutos. Mas, esse tempo só será contabilizado quando a bola estiver rolando. O futebol poderá mudar muito nas próximas décadas.

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre quanto tempo dura um jogo de futebol, veja o vídeo do canal Bruno Costoli.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Qual a história e origem do futebol brasileiro?

Qual a história e origem do futebol brasileiro?