domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:13:58
Sporting Forever

Você sabe quais são as posições de futebol de campo? Essa é uma questão que nem todas as pessoas tem entendimento. Mas, para quem pretende elevar o nível de jogo, é importante ter esse conhecimento, e é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Por mais que você goste de futebol, é possível que não saiba todas as posições do futebol de campo. Então, para elevar seu conhecimento a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo do Sporting Forever que iremos falar sobre todos os detalhes. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que este artigo aborda:

Todas as posições do futebol

As posições do futebol de campo são várias, a qual é importante manter atenção até mesmo para saber com qual você mais se identifica. Dentre todas elas, podemos citar as seguintes:

Goleiro

O goleiro é o único jogador que tem permissão de tocar a bola com as mãos e agarrá-la, mas apenas quando está dentro dos limites da grande área. O objetivo é evitar os gols adversários.

Posições de defesa

Já em relação a posição de defesa, nada mais é do que a linha imediatamente a seguir ao goleiro e tem 3 subposições, sendo eles:

Campo de futebol com jogadores fictícios

Zagueiro

A depender da formação, é possível ter vários, mas ele deve ocupar a região da grande área defensiva. Na maioria das vezes, os zagueiros são altos, o que lhes permite cabecear as bolas que são alçadas contra a área.

A sua função é de bloquear as proximidades da grande área mesmo em frente ao gol. Por isso, eles devem ter grande força e resistência.

Laterais (direitos/esquerdos)

Outro nome das posições do futebol de campo que não se pode deixar de citar são os laterais, os quais atuam para estabelecer a ligação entre a defesa e o meio de campo. Devem ter bastante velocidade e resistência, uma vez que a sua missão é de apoiar o ataque por uma das faixas laterais em todo o campo.

Ademais, também devem fazer cruzamentos e até tentarem a finalização. A eles, cabe a função de defender os avanços adversários pelos lados.

Líbero

O líbero geralmente joga atrás da linha dos centrais, cuja função principal é defender. Quando o time recupera a posse, passa a ter liberdade para correr todo o campo, onde sua função é de auxiliar o time na armação das jogadas, não apenas defender.

Leia também: Quais são as regras básicas do futebol de campo?

Posições do meio-campo

Para saber quais são as posições do futebol de campo, devemos falar do setor intermediário, onde jogam os meios divididos em 6 subposições, sendo elas as seguintes:

Volante ou Cabeça de área

A missão do volante é fazer a ligação entre a defesa e o ataque. Por isso, ora é inserido no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, participando de forma ativa de ambos os papeis. Ele é o responsável pela marcação dos meias de ligação do adversário.

No Brasil, divide-se entre primeiro e segundo volante. Enquanto o 1° fica mais plantado na frente da área, o 2° é responsável por fazer a saída de bola da equipe.

Alas (direitos/esquerdos)

Em relação aos alas, eles são laterais transportados para o meio-campo. Portanto, são mais livres para atacar e geralmente aparecem em formações com três centrais.

Meia-armador, Meia de ligação ou Apoiador

Esse é tido como um dos jogadores mais importantes, pois é responsável pela criação de lances ofensivos da equipe, os quais costumam avançar sobre a defesa adversária.

Médio Centro

Nada mais é do que o jogador da zona central do terreno de jogo, os quais atuam tanto no ataque quanto na defesa. No entanto, costumam ficar mais fixos no centro.

Meio-campista Lateral, direito ou esquerdo

Os médios-laterais percorrem cerca de dois terços do campo e também são peças essenciais no jogo ofensivo. Devem ser rápidos, ter forte arrancada e bom drible, além de ter que fazer cruzamentos e remates a gol.

Meia-atacante, Meia Ofensivo ou Médio Ofensivo

Essa é uma posição intermediária entre o meio-campo e o ataque. A sua função divide entre criação e ataque com mais efetividade, haja vista que atuam mais próximos aos atacantes, os quais também costumam receber a camisa 10.

Ademais, acredita-se que se desenvolveu essa posição na Itália, onde recebe o nome de trequartista. Eles são representados nos esquemas táticos pelo “1”, antes dos atacantes. Por isso, são vulgarmente chamados de “um”, no Brasil.

Posições de ataque

Na posição de ataque, há 3 subposições, sendo elas:

Ponta

Esse é o atacante que mais se movimenta, o qual deve atuar para abrir as pontas do campo, puxar a marcação ou mesmo para buscar o jogo no meio de campo, no caso de a marcação da defesa ser mais forte.

No entanto, também pode se manifestar na lateral e no centro do campo. É válido salientar que existe a ponta direita e a ponta esquerda.

Segundo Atacante

Esses são os atacantes que, tipicamente, manipulam e culminam a jogada. Ou seja, são os avançados que se movem por todo o gramado, em busca de possibilidades de penetrar na defesa do adversário, por exemplo.

Por conta disso, eles devem ter por característica a velocidade, domínio de bola, drible, passe, finalização e também o cruzamento. Esse também é o atacante que, em alguns casos, pode voltar para ajudar na marcação. O seu intuito é de penetrar a defesa, movendo a bola se possível chutando de fora da área.

Centroavante

O centroavante é o ponta de lança, por assim dizer, uma vez que ele tem a função de finalizar as jogadas, ou seja, de marcar gols. No entanto, esse jogador não costuma se movimentar muito, mas tende a ficar isolado no ataque com os centrais e goleiros adversários.

Em relação às suas características de jogo, podemos citar o chute, cabeceio e colocação dentro da área e, na grande maioria das vezes, recebe a camisa 9. Ademais, em uma distribuição abrangente do jogo, a área de mobilidade ronda a meia-lua e grande área do adversário também.

Falso 9

O falso 9 é centroavante que sai da área, e recebe esse nome justamente pelo fato da grande maioria dos centroavantes ficarem com a camisa 9. A sua função é confundir a marcação, abrindo espaços para jogadores que venham de trás.

Conclusão

Agora que você já sabe quais as posições do futebol de campo, com certeza já está mais bem preparado para elevar as suas partidas. Ademais, como pôde notar, há várias posições, se tornando essencial conhecer melhor cada uma delas para que todas as suas habilidades sejam úteis.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre as posições de futebol de campo, veja o vídeo do canal Estação do Bem.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?