domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:18:11
Sporting Forever

Ainda que você não goste, não há como deixar de concordar do quanto o futebol é popular no mundo inteiro e principalmente no Brasil. Não é à toa que esse é um esporte que nos é incentivado desde o início. Mas você sabe quais são as regras básicas do futebol de campo?

Por mais que seja algo que esteja na nossa rotina desde sempre, isso não quer dizer que todos são experts no assunto, mas bem pelo contrário. Muitas pessoas acabam tendo contato apenas com o futebol de rua ou de final de semana, por exemplo.

E, em muitos dos casos, as regras que são aplicadas não condizem com as oficiais. Então, é interessante que você saiba quais são as regras básicas do futebol de campo, até mesmo para evitar qualquer deslize ou coisas semelhantes.

O futebol de campo é tido como esporte coletivo mais praticado em todo o mundo, uma vez que cerca de 270 milhões de pessoas participam de diversas competições. Isso quer dizer que conhecer as regras do futebol no Brasil se faz essencial.

Por padrão, o futebol deve ser em um campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado, sendo o objetivo movimentar a bola pelo campo, a fim de colocá-la dentro da baliza adversária, ato que se caracteriza por gol.

Juiz de futebol com a bola na mão

Esse é o ensinamento mais básico de todos. Porém, neste artigo do Sporting Forever iremos falar sobre todas as regras básicas do futebol, não deixe de conferir.

O que este artigo aborda:

Quais são as regras do futebol de campo?

Você saberia dizer quais as regras do futebol? Hoje em dia, o futebol de campo é regido por 17 regras, as quais são usadas não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ou seja, é algo universal para todas as localidades.

No entanto, embora as regras sejam claras, há algumas diferenças quanto a aplicação delas devido aos vários aspectos, como a região onde o jogo é realizado, por exemplo. Abaixo, iremos falar sobre algumas das regras básicas do futebol de campo.

O campo de jogo

As regras do futebol campo são as que todo mundo está acostumado, visualmente falando. Em suma, o campo deve ser retangular e marcado com linhas, sendo que uma linha média deve dividir o campo do jogo em duas metades.

O centro, obviamente, deve ser marcado com um ponto na metade da linha média, como já se está acostumado. Fora isso, deve-se marcar a área de meta, que fica localizada em ambos os extremos do campo de jogo.

Ainda é preciso demarcar a área penal, que fica nos dois extremos do campo de jogo, as bandeiras de canto, área de canto, as metas e a segurança.

A bola

Outra das regras básicas do futebol de campo diz respeito à bola. Caso ela estoure ou de alguma forma se danifique durante a partida, deve-se interromper o jogo de forma imediata. A partida apenas terá início com uma nova bola ao chão, no lugar onde a anterior estourou.

É válido salientar ainda que pode trocar a bola durante a partida apenas quando o árbitro autorizar.

Jogadores

Deve-se iniciar o jogo com duas equipes formadas de no máximo 11 jogadores em cada time, sendo que um deles deverá jogar como goleiro. No entanto, o jogo pode começar com pelo menos sete jogadores, menos do que isso, não.

Caso seja uma partida oficial da FIFA, será possível usar até três substitutos, mas é preciso entregar o nome dos jogadores ao árbitro antes mesmo de iniciar a partida.

Leia também: Como aprender a jogar futebol para iniciantes?

O árbitro

Toda partida deve ter um árbitro para controlar, o qual tem autoridade para cumprir todas as regras do jogo. Ainda pode ter outros árbitros assistentes, os quais devem ajudá-lo a dirigir o jogo de acordo com as regras aplicáveis.

Duração do jogo

Outra das regras básicas do futebol de campo diz respeito à duração do jogo, o qual deve ser de dois tempos iguais de 45 minutos cada um, com um intervalo de meio tempo, mas que não pode exceder o tempo de 15 minutos.

Início do jogo

Para poder dar início ao jogo, deve-se lançar uma moeda, onde cada equipe deve escolher um lado da moeda. Feito isso, a equipe vencedora deste sorteio deve decidir para qual direção vai atacar no primeiro tempo.

Faltas e reinício do jogo

As faltas podem acontecer em diversas circunstâncias dentro de um jogo, como quando um jogador golpeia (ou tenta) outro jogador. Fora isso, a falta também acontece quando o jogador toca a bola com os membros superiores.

Nesse caso, o árbitro deve marcar um tiro livre direto a favor daquele que recebeu a infração. Mas, caso a falta aconteça dentro de uma das áreas, deve-se marcar como pênalti. Fora isso, os jogadores podem receber diferentes tipos de cartão.

Enquanto o amarelo significa advertência, o vermelho quer dizer expulsão, mas acontece apenas quando há alguma infração específica no regulamento.

Cobrança de escanteio

Caso a bola saia de campo pela linha de fundo, depois que um jogador do time que está na defensiva, deve-se conceder uma cobrança de escanteio para a equipe adversária. No entanto, caso toque a bola para algum jogador do time atacante, deve-se conceder um tiro de meta ao time rival.

Impedimento

O impedimento também é uma das regras básicas do futebol de campo, mas que pode gerar algumas confusões. Afinal de contas, elas podem acontecer em quatro diferentes condições, sendo elas as seguintes:

  • Quando o jogador está no campo de ataque;
  • Quando o jogador em questão está mais perto da linho de fundo adversário em relação à própria bola;
  • Ao estar mais próximo da linha de fundo adversária do que o penúltimo oponente do time adversário;
  • Quando recebe direto a bola de alguém que não está cobrando um tiro de meta, escanteio ou um arremesso lateral.

Fora isso, é interessante salientar que o juiz só pode paralisar o jogo na hora em que a bola tocar acidentalmente o jogador que está em posição irregular. Fora isso, não será permitido.

Agora que você já sabe quais as regras do futebol de campo, não deixe de praticar esse esporte tão querido entre os brasileiros, mas mostrando que você entende do assunto!

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre as regras básicas do futebol de campo, veja o vídeo do canal Prof. Cleiton Pontes.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?

Como aprender a jogar futebol para iniciantes?