terça-feira, 29 de novembro de 2022 - 29/11/2022 23:41:09
Sporting Forever

Você, provavelmente, já ouviu falar no kitesurf, preço alto e outras características, certo? Entretanto, você conhece a fundo esse esporte que cresce cada vez mais nas águas brasileiras, atraindo mais mercado e mais praticantes?

Portanto, antes de você conhecer mais sobre o esporte é importante saber que você pode conhecer diferentes cidades e países para praticar kitesurf, mas é essencial que faça um seguro de viagem para esportes

Com isso, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o que é kitesurf, descubra as peculiaridades dessa modalidade e também como começar a aprender as principais manobras no esporte.

O que este artigo aborda:

O que é kitesurf?

De início é muito importante que você tenha noção que o kitesurf é uma modalidade com um valor elevado, passando facilmente dos 10 mil reais para ter todo o material necessário para a sua prática.

Existem alguns nomes para esse esporte, onde os mais conhecidos são kitesurf, kiteboarding ou flysurf. De modo geral, ele se resume em outra maneira de velejar ou surfar, usando uma espécie de pipa, que seria o kite em inglês.

O que é kitesurf? Veja os valores e principais manobras
Pin It

Foto: Pexels

Portanto, seu significado resumido é kite que representa uma pipa e o surf que significa navegar Por isso, a prancha e o surfista são guiados pelo vento que vai ao encontro da pipa, podendo atingir altas velocidades. 

Para que todo esse processo funcione, a pessoa é presa a pipa na altura da cintura até o trapézio e também por um engate nos pés. O surfista a partir disso tem todo o comando da barra da pipa e a direciona conforme o vento.

Embora esteja crescendo ultimamente, o kitesurf se originou em 1985, desenvolvido pelos irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux. Entretanto, muito anos antes já existiam protótipos do que conhecemos hoje kitesurf, mas foram os irmãos que patentearam a engenhoca. 

Diferenças entre kitesurf e windsurf

Essas duas modalidades tem como grande protagonistas o vento. Entretanto, possuem diferenças bem marcantes e provavelmente a principal delas é que enquanto no kitesurf a pipa está presa na pessoa, no windsurf ela é fixada diretamente na prancha. 

O windsurf costuma ser mais fácil e rápido de aprender, até por isso é uma modalidade mais vista pelas praias brasileiras. No entanto, é importante dizer que os dois estão em franca ascensão e são muito legais e radicais.

Principais equipamentos para kitesurf

Agora que você já sabe mais sobre o kitesurf, preço e como ele foi criado, chegou o momento de conhecer os principais materiais utilizados durante essa prática, afinal sem bons equipamentos não existe boa prática, certo?

O Bordo de ataque é caracterizado pela parte frontal do kite e também onde fica localizado o inflável principal e é responsável pela entrada de fluxo de ar. Depois temos o Bordo de fuga, que está localizado na traseira da prancha e é onde o ar sai.

Já os cabrestos são as linhas que fazem parte da estrutura que conecta o tecido às linhas de voo, cujo objetivo principal é possibilitar às manobras e direções. As talas infláveis auxiliam a dar o formato ao kite e distribuem a tensão do tecido na transversal.

Por fim, existem também as bexigas que são tubos de plásticos que após serem inflados dão a estrutura ao kite e maior sustentação para o surfista. Como você pode ver, existem diversos componentes para possibilitar o kitesurfista a aproveitar as águas e ventos.

Onde praticar kitesurf no Brasil?

É importante você saber que assim como o surf tradicional, o kitesurf também possui uma boa quantidade de escolinhas espalhadas pelas mais belas praias do Brasil. Portanto, caso você esteja interessado, é só encontrar uma com bons professores e se aventurar.

Entretanto, também é legal avisar que as escolinhas estão capacitadas para oferecer os próprios equipamentos, podendo então haver uma variedade entre a qualidade de cada material de escola para escola. 

Então se você está disposto a se molhar nas águas, saiba que o kitesurf é um esporte complexo, mas completamente apaixonante e pode ter certeza, você não vai se arrepender de entrar para o mundo das pipas aquáticas. 

Principais manobras do kitesurf

Após você aprender a navegar no kite é possível se arriscar em algumas manobras, você sabia? Então para você saber, as manobras dessa modalidade se dividem em transição, salto e aquelas feitas nas ondas. 

De forma mais explicativa, os movimentos de transição, são aqueles onde o surfista troca de direção. Por sua vez, as de salto são as com maior destaque e estão relacionadas às acrobacias no ar e são plasticamente espetaculares. Por fim, as das ondas são manobras que são adaptadas do surf tradicional.

1. S-bend to blind

A primeira manobra apresentada é a S-bend to blind que se caracteriza pela pressão com o kite ainda parado com um ângulo de 45 graus. 

2. Kite Loop

Essa manobra também é uma das mais tradicionais da modalidade, caracterizada por dar uma volta completa, ou seja, 360 graus com o kite ainda no ar, com isso o atleta desenha a letra O no vento.

3. Looping

O tradicional looping, muito conhecido nas grandes e temidas montanhas-russas em diversos parques de diversão pelo mundo, consiste em uma volta também total só que na vertical durante um salto, por exemplo.

4. AerialJibe 540

O Aerial Jibe 540 é um looping com uma volta e meia para frente, com isso o surfista termina para o lado oposto que iniciou a acrobacia, sendo assim uma manobra de transição. 

Conclusão

Com tudo isso exposto fica claro que o kitesurf preço é alto. Entretanto, é uma modalidade que está bastante em alta e também proporciona grandes manobras e diferentes conquistas individuais à medida que você evolui no esporte. 

Portanto, é muito claro que se você tem condições de pagar e também de ter tempo para aprender e aperfeiçoar seu kitesurf, você certamente terá um belo hobby e atividade física para usufruir. 

Em conclusão, agora que você já conhece alguns dos principais equipamentos para o kitesurf e também como procurar uma boa escolinha, corre para a praia mais próxima e se aventure nas águas e ventos da sua cidade. 

Por fim, se você ainda tem algumas dúvidas e quer saber mais sobre o que é kitesurf, veja o vídeo do canal Kitesemstress.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse