segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 - 30/01/2023 19:19:38
Sporting Forever

A camisa da seleção brasileira é uma das mais conhecidas no mundo e se torna ainda mais procurada em meses pré e pós Copa do Mundo. Por isso, antes de comprar a sua, que tal conhecer um pouco da história da amarelinha?

Existem diferentes maneiras de comprar uma camisa do Brasil, entre elas é visitar sites e revendedores ou utilizar cupom de desconto Nike para adquirir diretamente na atual fornecedora de material esportivo da CBF.

Pensando em apresentar muito mais que apenas uma camisa seleção brasileira, preparamos o texto a seguir com todas as informações e curiosidades que você precisa saber sobre a história da camisa da seleção brasileira.

O que este artigo aborda:

História da camisa da seleção brasileira

Embora a camisa amarela esteja diretamente ligada ao Brasil, ainda em 1914, na primeira partida oficial do Brasil, era o branco que ditava o tom do uniforme da seleção. A utilização do amarelo começou em 1950, quando a Copa do Mundo foi disputada em solo brasileiro.

Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da tecnologia, a camisa seleção brasileira, assim como as de outras equipes, se desenvolveu. 

História da camisa da seleção brasileira: 6 curiosidades
Pin It

Foto: Pexels

Os uniformes mais pesados deram lugar a tecidos cada vez mais modernos e que favorecem o melhor desempenho dos jogadores.

A combinação de branco e azul se manteve até 1954 e tinha como característica principal a gola polo. Entre os anos de 1954 e 1966 a camisa seleção brasileira sofreu poucas alterações, variando apenas o tamanho das golas e das mangas. 

Linha do tempo da camisa seleção brasileira

Como você já deve saber, a grande maioria dos uniformes de seleções são alterados de acordo com as Copas do Mundo. Por isso, confira agora uma viagem através das grandes transformações que a camisa seleção brasileira passou até a Copa do Mundo de 2022.

Década de 70

A camisa da seleção brasileira 1970 teve como grande marco o surgimento das golas redondas. Além disso, o escudo da CBF, então CBD, ficou menor. Foi com o uniforme amarelo e com detalhes verdes que o Brasil conquistou o tricampeonato. 

Já a camisa de 1974 pode ser considerada um marco geracional. Afinal, foi a primeira vez que a seleção colocou as famosas estrelas acima do escudo, representando então, os 3 títulos mundiais. 

Em 1978, a camisa tinha como destaque 3 longas listras no decorrer das mangas dos atletas, características que marcaram época e também uma geração. 

A camisa na década de 80

A seleção de 1982 é provavelmente uma das mais conhecidas mundialmente. No entanto, ela não encarava apenas pelo futebol vistoso, a camisa da seleção brasileira passou por diversas mudanças para a Copa do Mundo. 

Com isso, ela foi a primeira a receber a nova sigla que é utilizada até hoje, a CBF. Além disso, foi adicionada à camisa um símbolo da taça Jules Rimet e também um ramo de café que representava o patrocínio do Instituto Brasileiro de Café, o IBC.

Para a Copa do Mundo de 1986, o modelo também teve algumas mudanças importantes como a colocação da logo da Topper, fornecedora da época, na frente da camisa. Assim como o retorno da gola polo.

Camisa seleção brasileira década de 90

Já a Copa de 1990 não apresentou grandes mudanças, apenas uma leve alteração no formato da gola. A camisa da seleção brasileira de 1994 provavelmente é uma das mais emblemáticas da história da amarelinha. 

Muito provavelmente por se tratar do uniforme utilizado para a conquista do tetra, a camisa tão famosa usada por Romário e Bebeto apresenta grandes transformações. Principalmente com a apresentação do escudo da CBF em diferentes tons da camisa.

Além disso, essa camisa marcou o fim dos uniformes produzidos a partir do algodão. Ou seja, entraram em cena as camisas 100% produzidas por poliéster. Vale destacar que a patrocinadora para esta Copa era a Umbro.

Logo, o modelo de 1998 contava com a aparição da quarta estrela de campeão mundial. Além disso, a marca d’água da CBF deu lugar a faixas verdes nas mangas e também foi a primeira da longínqua parceria com a Nike. 

Anos 2000

A Copa do Mundo de 2002 foi marcante para os brasileiros, além de garantir o pentacampeonato, a seleção brasileira apresentou ao mundo uma camisa extremamente moderna para a época.

Com isso, a camisa do penta apresentava diversas faixas verdes espalhadas pelo uniforme o que dava um ar mais despojado e se apresentava como a grande transformação desde a camisa da seleção brasileira de 94.

Já para 2006, a Nike preparou um modelo um pouco mais simples, mas também com uma grande transformação. A camisa do quadrado mágico de Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Adriano tinha uma gola no estilo mandarim. 

A partir de 2010

A camisa da seleção brasileira de 2010 teve o segundo uniforme, o azul, como grande destaque. Afinal, ele tinha o objetivo de homenagear o título de 1958 e, por isso, voltou a apresentar detalhes e numeração na cor amarela. 

Já para 2014, a segunda Copa do Mundo disputada em solo brasileiro, a Nike preparou uma camisa sem muito extravagância e reservou como grande mudança o formato da gola, que apresentava um modelo em Y. 

Para a Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira não apresentou uma vestimenta tão diferente. Para isso, resolveu apostar em uma mudança sutil no tom do amarelo fazendo alusão ao utilizado em 1970. 

Já para 2022, a onça pintada inspirou o novo modelo. Para isso, marcas d’água de onça estão presentes por toda camisa amarela, além disso, o amarelo utilizado é extremamente vibrante. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas sobre as mais variadas Copas do Mundo é possível perceber que a camisa seleção brasileira costuma apresentar diferenças sutis a cada evento. No entanto, é capaz de se transformar para momentos marcantes.

Além disso, as conquistas e a importância da seleção brasileira também dão um destaque para a relevância da amarelinha no cenário internacional.

Por isso, seja atual ou retrô, pode ter certeza que comprar uma camisa da seleção é algo especial.

Por fim, se você quiser saber mais sobre a história da camisa da seleção brasileira, veja o vídeo do canal Camisa 21.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse