domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:28:05
Sporting Forever

Você é fanático por futebol? Então certamente já pediu ou ganhou de alguém uma bola de presente. No entanto, será que conhece os tipos de bola de futebol?

Existem diversos nomes para um jogo, principalmente entre amigos. Podendo ser rachão, bate bola, pelada, seu baba e outros nomes.

E, entre amigos, podemos organizar jogos para qualquer tipo de lugar. Pode ser na rua de casa, numa quadra de escola, em campos de terra ou até em campos planejados para isso, como os de grama sintética.

Mas, você sabe quais os tipos de bola de futebol existem? Qual é a que mais se adapta de acordo com cada solo?

Quanto a esse fato, já adiantamos que existem 4 tipos de bola de futebol, sendo que cada uma é diferente da outra.

Quais são os tipos de bola de futebol? Veja 4 tipos

Em suma, os 4 principais tipos de bola de futebol são: de campo, bola de futebol de society, bola de futsal e bola de beach soccer. Mais abaixo, neste artigo do Sporting Forever, iremos te explicar sobre cada uma delas.

O que este artigo aborda:

Quando a bola de futebol foi inventada?

Antes de tudo, é interessante que você saiba quando a bola foi criada. Essa é uma dúvida bem pertinente ao assunto, mas que nem todos compreendem por inteiro.

Mas, quanto a isso, não se sabe exatamente a data de criação da primeira bola de futebol do mundo, haja vista que há muitas histórias.

No entanto, há relatos de que a sua criação foi por volta de 2500 a.C a 3000 a.C. Diz alguns historiadores que foi na China Antiga, com um jogo de nome “Tsu Chu”, um pré-futebol.

Qual foi a primeira bola de futebol?

Ao falar sobre os tipos de bola de esporte, muitos também se perguntam como era a primeira bola que se inventou.

No ano de 1836, Charles Goodyear registrou a patente da borracha vulcanizada, mas foi apenas no ano de 1855 que ele projetou e produziu a que se conhece oficialmente como a primeira bola de futebol, feita de borracha.

No entanto, no ano de 1862, H. J. Lindon inventou a bola inflável de borracha que, por mais que tivesse um formato mais adequado, não era assim tão confortável.

Esse foi o primeiro modelo oval e dura, porém, ela se assemelha muito a bola de futebol utilizada no Rugby.

Qual foi a primeira bola de futebol do Brasil?

A primeira bola de futebol trazida ao Brasil e que se tem registros aconteceu no ano de 1884. Quando Charles Miller retornou de estudos na Europa, e trouxe a primeira bola de futebol ao Brasil.

No entanto, ela era de couro curtido, conhecido como “capotão”, e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Esse foi um dos tipos de bola de futebol da época.

Onde vende bola de futebol?

Atualmente pode-se encontrar bolas de futebol vendendo em shoppings centers e vários comércios da sua localidade.

Contudo, existem sites especializados em venda de bolas de futebol como por exemplo: Amazon, Mercado Livre, Centauro, Netshoes e Decathlon.

4 tipos de bola de futebol

Existem 4 tipos de bolas de futebol principais, e vamos conhecer cada uma delas a seguir.

Bola de futebol de campo

Essa é a bola de futebol tradicional mais conhecida e vista nos 4 cantos do Brasil e do mundo. Com ela, pode-se jogar em variados tipos de terrenos.

Ou seja, desde os de gramas naturais até os de terrenos batidos. Oficialmente, uma bola de futebol de campo deve ter o peso entre 410 gramas e 450 gramas.

Ademais, ela deve ter um diâmetro menor do que 70 centímetros e maior do que 68 centímetros. A pressão dela deve ser de no mínimo 0,06 e máximo de 1,1 atmosferas (600 – 1100 g/cm2) medindo sempre do nível do mar.

Bola de futsal

Esse tipo de bola de futsal é mais ideal para locais com chão duro, naquelas famosas quadras de cimento feitas para o futsal.

O futsal é mais famoso por ser o esporte da “bola pesada”, o qual é muito comum de se praticar em solo brasileiro.

Mas, você sabia que essa informação de ser o esporte da bola pesada é mentira? A bola de futsal é mais leve que a bola de futebol de campo!

Ou seja, se você quer uma bola de futebol macia, saiba que a de futsal é a mais adequada para esse propósito.

Mas, apesar da bola de futsal ter um diâmetro menor, ela tem como medidas no mínimo 60 e máximo 62 centímetros de circunferência.

Agora vem o detalhe, ela tem de pesar no mínimo 410 gramas e ter no máximo 430 gramas. Ela até pode parecer ter mais peso, mas isso só ocorre por conta do seu tamanho.

Ou seja, como o ar comprimido está compactado, em um espaço menor, acaba que ao usar, tem-se a impressão de ter mais peso.

No entanto, a pressão de uma bola de futsal deve ser entre 0,6 a 0,9 atmosferas (600–900g/cm2) do nível do mar.

Bola de futebol society

A bola de futebol de Society é feita para campos de gramas sintéticas. O Society é também conhecido como Fut7, por ter 7 jogadores.

No entanto, ela é mais ideal para terrenos planos. Devido ao gramado sintético ser mais duro que a grama, é necessário que a bola tenha menos quiques.

Alguns fatores diferem a bola de futebol society da de futebol de campo. A bola de society quica menos, e deve ter no máximo 80cm de altura quando for lançada a 2 metros. Essas regras foram feitas no Brasil pela CBF7 – Confederação Brasileira de Futebol de 7.

A bola de Society tem fama também de ter mais peso que a de campo, contudo, de novo, essa informação não procede.

A semelhança é muito grande, porém, ela deve pesar entre 420 e 450 gramas, e ter calibragem entre 8 e 10 libras (praticamente a mesma de campo).

O diâmetro da bola de society é de 66 a 60 centímetros, mas ela tem menos pressão de ar dentro dela justamente para quicar menos.

Esse tipo de bola foi feito para facilitar o jogo, já que o espaço é menor e, por isso, os jogos são mais intensos.

A diferença entre a de campo e a society é que a de campo é feita em TPU – Poliuretano Termoplástico e as de society são feitas de PU ou PVC.

Bola de beach soccer (futebol de praia)

A bola de beach soccer foi feita especificamente para futebol na praia (ou quadra de areia). A bola de beach soccer tem um aspecto diferente das outras.

Ela tem cores diferentes para não refletir a luminosidade, pois se fosse branca seria difícil de vê-la ao sol.

Em geral, ela tem cor puxada para o laranja e sua circunferência é entre 68 e 70 centímetros no diâmetro, e pesa entre 400 a 440 gramas.

Basicamente, ela é igual a uma bola de futebol de campo. Mas, uma outra diferença é a pressão de calibragem.

Pelas regras da FIFA ela deve ter uma calibragem de 0,4 a 0,6 atmosferas (400-600g/cm2) ao nível do mar.

Elas também tem o aspecto de leves mas não são. Elas são sim, em alguns casos, mais pesadas que as bolas de futebol de campo.

Conclusão

Como você pôde notar, trata-se de uma história bem longa. A dinâmica com bola de futebol é algo bem fascinante.

E muitas culturas e civilizações faziam uso dela (ainda que de um jeito estranho). Hoje em dia, temos ela feita para cada tipo de terreno, e se modernizando cada vez mais.

Por fim, se você quer saber mais sobre os tipos de bola de futebol, veja o vídeo do canal Brazil Kickers.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Quais são as regras básicas do futebol de campo?

Quais são as regras básicas do futebol de campo?