domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:33:47
Sporting Forever

Muitos garotos sonham em ser um jogador de futebol, e com isso acabam por não saber por onde começar a correr atrás desse sonho. Sendo assim, reunimos nesta matéria alguns pontos que deverão ser trabalhados para quem quer ingressar na carreira.

A verdade é que há sim uma forma de como se tornar jogador de futebol profissional, haja vista que, diferente do que algumas pessoas pensam, não é dom, mas sim técnica.

Então, se você tem o sonho de ser jogador de futebol, é só continuar nesse artigo do Sporting Forever que iremos lhe dar algumas dicas. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que este artigo aborda:

O que é jogador de futebol?

Antes de falarmos sobre como se tornar jogador de futebol, é interessante que você entenda todos os pormenores desse assunto.

Em suma, o jogador de futebol ou futebolista, é um atleta profissional que joga futebol. Ele pratica esse esporte desde os fundamentos até as suas funções. Eles são de fato atletas que são contratados por clubes de futebol.

Dois jogadores profissionais jogando bola

O jogador de futebol, ou futebolista, é um atleta profissional de futebol, cuja prática deste desporto é a sua fundamental função.

Esses trabalhadores são contratados por clubes de futebol e, devido ao desgaste físico e mental provenientes do trabalho de atleta, suas carreiras são de curta duração.

É difícil ser jogador de futebol?

A verdade é que ser jogador de futebol não é fácil, haja vista que há todo um desgaste físico e mental. E é por isso que se deve ter um excelente preparo.

A carreira de um jogador de futebol dura em média 15 anos, no entanto, há alguns atletas que fisicamente são “agraciados” com uma boa genética que jogam até 20 anos. A carreira não é fácil, pois ela leva a um grande desgaste físico, emocional, mental e até espiritual.

12 dicas para ser jogador de futebol profissional

Se você quer saber como se tornar um grande jogador de futebol, saiba que há algumas dicas vitais que devem ser de seu conhecimento.

A realidade de se tornar um jogador de futebol é para poucos, mas é o sonho de muitos jovens. Ganhar muito dinheiro e ainda praticar o esporte preferido é para muitos um sonho de vida.

Jogadores com grandes habilidades se dedicam e seguem alguns passos corretos para chegar à elite do profissional.

Selecionamos 12 dicas para te ajudar a se tornar um jogador de futebol profissional e ter uma carreira de sucesso. E são elas:

1. Treine constantemente

A primeira dica de como ser um jogador de futebol bom é ter uma constância em seus treinos, haja vista que requer muito preparo.

É essencial que você esteja sempre com condições boas de jogo. Somente com o treino você irá se aperfeiçoar e melhorar todas as suas habilidades.

Procure treinar seus pontos fracos, e sempre desenvolver um melhor condicionamento físico.

2. Procure sua melhor posição em campo

Sabia que há mais de um tipo de jogadores de futebol? Cada um deles detém a sua própria função e responsabilidade em campo.

Você sabe no que você é bom? Se você procurar fazer uma rotatividade e testar seu tipo de jogo em várias posições do futebol, certamente vai descobrir qual a melhor para você.

Treinar numa posição que não é a feita para você pode te fazer perder tempo, que é muito precioso para um jogador.

3. Dedique-se ao sonho

Se você quer ser um jogador de futebol, é necessário muita dedicação, e você terá de abrir mão de muitos desejos momentâneos. Seja ir a festas, bailes, etc. Nenhum clube gosta de garotos que não tem foco e vivem uma vida desajeitada, sem regras.

4. Humildade

Mantenha-se sempre humilde, pois, os olheiros ao ver um garoto bom de bola procuram analisar o caráter dele, e se perceberem que não tem tanta humildade, pode perder a chance.

Sendo assim, nunca se mostre melhor do que os outros com palavras, trabalhe e mostre dentro de campo.

5. ESTUDE

Sim, colocamos em maiúsculo, pois muitos querem ser jogadores de futebol, mas não sabem fazer uma conta de divisão. Clubes como o São Paulo Futebol Clube, hoje exige que seus atletas estudem e tenham boas notas.

Se você não quer saber de estudar saiba que está um passo a menos no caminho de se tornar um jogador profissional. Os clubes procuram garotos com o dom de jogar bola mas que também sejam inteligentes, para fazer a melhor jogada, dentro e fora de campo.

Procure estudar e fazer cursos extras, como o de outras línguas. Pois, caso você se torne um jogador profissional, poderá ir para outro país, ai vai ter de saber ao menos o inglês.

Então, se você quer saber como se tornar jogador de futebol profissional, não deixe de aplicar essa dica.

6. Foco

Ter sempre o foco é o ideal para sempre buscar a meta. Procure-a de forma obcecada, sem passar por cima das pessoas.

Saiba que há derrotas e vitórias na vida, e assim é dentro de campo. A vida é feita de altos e baixos não desanime porque foi eliminado em um torneio, ou porque seu time não avançou em algo.

7. Reforce seu preparo físico

Reforce seu preparo físico

Procurar ganhar massa ou desenvolver mais força na perna é o ideal sempre na vida de uma pessoa que deseja ser um jogador de futebol.

Prepare-se desde cedo, faça academia e procure desenvolver uma boa alimentação. Procure dormir bem e se alimentar bem todos os dias.

8. Peneiras

Sempre que você puder, peça aos seus pais ou responsáveis para estar te levando em peneiras de diferentes clubes de futebol.

Somente os melhores atletas passam e são selecionados nelas. Sendo assim, somente vá quando estiver fisicamente e mentalmente preparado.

Não foi aprovado em uma? Não desista, vá em outros times, ainda que aquele não seja o time do seu coração.

9. Procure se destacar

Em uma peneira, o aspirante a jogador tem de dar o melhor de si. Procure não cometer falhas na posição em que você estiver jogando.

Procure se destacar nela sem sair das regras básicas do futebol, pois, os olheiros procuram jovens bons na posição e que não fiquem tomando cartões à toa.

10. Paciência

Essa palavrinha é muito forte na vida de um aspirante a jogador. Se não conseguiu passar em alguma peneira hoje, tente em outras, mas esteja sempre “peneirando”. Aproveite a juventude e se prepare também psicologicamente para receber um não.

Como se tornar o melhor jogador de futebol?

Ainda há algumas dicas que são vitais para aqueles que querem saber como se tornar jogador de futebol profissional, bem como:

11. Observe jogador de futebol profissional de sua posição

Você não nasceu pronto, aceite isso. Sendo assim, ainda que você tenha habilidade e o dom em alguma posição, procure observar o treino de jogadores que são sucesso na sua posição.

Eles jogam em alto nível, sendo assim, procure saber no que eles se destacaram para você trabalhar também.

Não foque em somente um aspecto de jogo. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, não nasceu essa máquina que é.

Ele se preparou em todos os aspectos possíveis para crescer e se tornar um dos melhores em sua posição.

A sua posição requer mais técnica, preparo físico ou inteligência mental e emocional? Desenvolva em paralelo várias das suas habilidades. Procure sempre se destacar sem cometer faltas ou levar cartões à toa.

Os times estão procurando garotos que tenham a cabeça no lugar. Se você é muito explosivo e qualquer coisa perde a cabeça, saiba que vai ter de aprender a melhorar isso e engolir muito sapo. Jogadores centrados é o que os clubes buscam, o famoso “inteligente” como por exemplo foi o jogador Kaká.

12. Treine no que você é ruim

Nem todo mundo é bom em tudo, mas já se nasce com habilidade para alguma coisa. Procure saber no que você não faz bem dentro do futebol e gaste seu tempo melhorando isso. Se por exemplo você chuta mal com uma perna, procure treiná-la.

Imagine que você é zagueiro e vai ter de tirar uma bola do atacante e tem de tirar com o pé ruim sem poder fazer falta ou levar cartão, e por não ter treinado acabou por perder o tempo e cometer uma falta dentro da área? Vai prejudicar seu time, simplesmente por não ser habilidoso com uma perna.

Todos os jogadores de futebol tem de saber ao menos o básico com a perna ruim. Treine sempre técnicas para melhorar no que você não é bom.

Conclusão

Como você pôde ver, constância é a palavra chave na vida de um garoto aspirante a jogador. Treine sempre e peça a seus responsáveis para te levar sempre em peneiras. Não desistir e foco são palavras do seu futuro sucesso.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre como se tornar jogador de futebol, veja o vídeo do canal Brazilian Player.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

Qual a história e origem do futebol brasileiro?

Qual a história e origem do futebol brasileiro?