quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 - 01/12/2022 12:19:07
Sporting Forever

Muitos atletas profissionais contratam o serviço de um assessor de imprensa esportivo para ajudar a divulgar suas carreiras e gerenciar a imagem pública. Mas, afinal, qual é o real papel deste profissional? 

Neste artigo, vamos descobrir e falar um pouco mais desta atuação de profissionais de comunicação, que vem crescendo no mercado..  

O que este artigo aborda:

O que é o assessor de imprensa esportivo?

O assessor de imprensa esportivo é o profissional responsável por estabelecer e manter um bom relacionamento com a imprensa, a fim de divulgar a imagem do atleta ou do clube.

Para isso, este profissional de comunicação deve estar sempre atento às notícias que envolvem o seu cliente e ter um bom networking a fim de conseguir garantir a exposição desejada. Além disso, o assessor deve ser habilidoso na elaboração de comunicados e ter um bom senso de jornalismo para saber quais histórias são mais interessantes para a imprensa.

Um exemplo para quem muito trabalha nesta área, no Brasil, é diretamente ligado ao futebol.  O assessor de imprensa esportivo capacita alguns jogadores que sabem falar com pessoas em certos momentos, tais como: após jogos do time, coletivas de imprensa, entre outras oportunidades. Ele treina esses atletas descrevendo situações precárias e ajudando-os a aprender técnicas específicas de fala e postura. 

Já pensou como seria se o atleta não tivesse essa orientação? Com certeza, o clube teria problemas. Visto o exemplo acima, fica claro a necessidade deste profissional, mas como é o seu dia a dia? Este será nosso assunto a seguir.

O que é o trabalho de um assessor de imprensa esportivo?

Sempre presentes em uma empresa de publicidade ou agência de marketing digital, o trabalho de um assessor de imprensa esportivo pode ser dividido em duas áreas principais: a relação com a mídia e o gerenciamento de crises.

O profissional deste segmento precisa ter um bom conhecimento do mercado da mídia esportiva e das ferramentas para chegar aos jornalistas. Além disso, é importante que eles sejam bons escritores e redatores, pois parte do trabalho é produzir conteúdo para enviar às redações.

Outra área importante do trabalho de um assessor de imprensa esportivo é o gerenciamento de crises. Quando um atleta ou treinador faz algo fora do normal ou que vai contra os interesses da equipe, por exemplo, é preciso agir rápido para minimizar o impacto negativo que pode se apresentar nas redes sociais ou na mídia em geral.

Para isso, é importante que o assessor de imprensa esportivo seja capaz de pensar de forma estratégica e ter um bom relacionamento com a equipe de marketing e comunicação da organização.

Qual é a diferença entre um assessor de imprensa esportivo e um jornalista esportivo?

A principal diferença entre um assessor de imprensa esportivo e um jornalista esportivo é que o primeiro trabalha para uma organização, enquanto o segundo trabalha para a mídia.

Enquanto um jornalista esportivo precisa ser imparcial e ter o objetivo de informar o público sobre os acontecimentos, um assessor de imprensa esportivo precisa ser estratégico e ter como objetivo contribuir para a imagem da organização.

Outra diferença importante é que um jornalista esportivo pode escolher os temas que vai abordar, enquanto um assessor de imprensa esportivo precisa lidar com os temas que a organização quer que ele aborda.

Um ponto importante que precisa ser lembrado é que um jornalista esportivo pode ter sua independência comprometida pelos interesses da organização para a qual trabalha, enquanto um assessor de imprensa esportivo deve sempre ter o objetivo de promover os interesses da organização.

Por que os atletas precisam de um assessor de imprensa?

Uma das principais razões pelas quais os atletas precisam de um profissional especializado é que eles podem ajudar a gerenciar a mídia e as expectativas. Muitos deles lutam para lidar com a pressão da mídia e dos fãs, e um bom profissional de comunicação pode ajudá-los a lidar com isso. 

Quando se conta com um assessor de imprensa esportivo, o clube ou a marca que ele representa,  pode ajudar os atletas a maximizar o tempo que eles passam na mídia e também pode fornecer conselhos sobre como se apresentar para o público. Isto é importante, pois uma boa imagem pública pode ajudar os atletas a serem mais bem-sucedidos em suas carreiras e o clube ser mais bem visto entre os torcedores.

Além disso, um bom assessor de imprensa pode ajudar os atletas a melhorar sua comunicação com os torcedores. Isso é importante porque muitos atletas não são treinados para falar com o público e podem acabar dizendo coisas que podem ser interpretadas de maneira errada. Um bom assessor de imprensa vai ajudar os atletas a se comunicarem de forma clara e concisa, evitando mal-entendidos.

Estes são apenas alguns dos exemplos da importância de um atleta contar com um assessor de imprensa esportivo para auxiliar a sua carreira, afinal ele precisa estar focado na sua profissão e sempre atento para fugir de polêmicas que possam o prejudicar.

Quais são as principais responsabilidades de um assessor de imprensa esportivo?

O assessor de imprensa esportivo é o principal responsável por divulgar e promover eventos, atletas e equipes esportivas. Ele precisa ter conhecimento sobre os principais jogos e campeonatos da área para poder orientar a imprensa sobre como abordar a cobertura do evento.

Além disso, o assessor deve ser capaz de elaborar estratégias de comunicação que contribuam para o alcance dos objetivos das equipes e atletas.

Resumindo. Os principais desafios de um assessor de imprensa esportivo são: gerenciar o relacionamento com a imprensa, elaborar estratégias eficientes para a divulgação dos eventos, atletas e equipes esportivas e monitorar o impacto das ações de comunicação.

Parece ser simples, não é mesmo?  Mas o dia deste tipo de profissional é algo que requer muita atenção e habilidade de mercado. Vamos falar mais sobre estas necessidades a seguir.

Quais são as habilidades necessárias para se tornar um assessor de imprensa esportivo bem-sucedido?

Os assessores de imprensa esportivos lidam com a comunicação entre os atletas e o público. Eles geralmente trabalham para organizações esportivas, mas também podem trabalhar para empresas que patrocinam eventos esportivos. Seu objetivo é promover os atletas e os eventos esportivos que eles participam.

Para ser um assessor de imprensa bem-sucedido, você precisa ter habilidades de comunicação fortes. Você também precisa ser bom em relações públicas e marketing. Além disso, você precisa ser capaz de gerenciar várias tarefas ao mesmo tempo e lidar com o estresse.

Um assessor de imprensa esportivo também precisa ser criativo e inovador. Ele precisa pensar fora da caixa para promover os atletas e os eventos esportivos. Além disso, este profissional precisa escrever bem e falar em público.

Para completar, os assessores de imprensa esportivos precisam ser capazes de trabalhar bem em equipe. Eles precisam ser capazes de trabalhar com outras pessoas (que geralmente são da sua empresa e possuem outros segmentos de comunicação) para produzir um conteúdo relevante e alcançar os objetivos do seu cliente.

Está pensando em iniciar a carreira como Assessor de Imprensa Esportivo?

Para exercer essa função, é preciso ter um bom conhecimento dos principais meios de comunicação, além de ter facilidade para lidar com os atletas, dirigentes e outras pessoas envolvidas neste segmento.

Mas se você é apaixonado por esportes e tem interesse em trabalhar com comunicação, a carreira de assessor de imprensa esportivo pode ser uma ótima opção. Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre esta profissão que, cada vez mais, está ganhando oportunidades entre os profissionais de comunicação.

Por fim, se você quer saber mais sobre o assessor de imprensa esportivo, veja o vídeo do canal Caio Almeida.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse