domingo, 25 de setembro de 2022 - 25/09/2022 13:39:29
Sporting Forever

Todo mundo sempre fala que o Brasil é o país do futebol, mas você sabe o motivo dessa afirmação? Como que o nosso país passou a ser conhecido por esse motivo?

Antes da copa do mundo da Rússia acontecer, a agência Reuters fez uma pesquisa no mundo todo sobre a paixão dos amantes do futebol em diversos países.

E essa pesquisa colocou o Brasil na 13 posição, onde somente 60% dos brasileiros tinham interesse por futebol.

Ademais, constatou que os Emirados Árabes Unidos estavam em primeiro, com 80% das pessoas interessados em futebol, seguido pela Tailândia com 78%, Portugal, Turquia e Chile com 75%.

Mas, no ano de 2013 o Brasil tinha cerca de 72% da população com interesse no esporte. Ou seja, o interesse caiu.

Torcedor levantando a bandeira do Brasil, o país do futebol

O Brasil é a quinta maior população do mundo, com cerca de 210 milhões de brasileiros, e 60% desse total são cerca de 126 milhões de brasileiros interessados pelo esporte. Sendo assim, faz com que sejamos um dos que mais comentam sobre isso.

Então, ainda que o interesse tenha caído, pelo número populacional do nosso país, dificilmente outro consegue atingir.

Outros países como a Índia, China, EUA e Indonésia não estão entre os primeiros, e isso faz com que sejamos sim, o país do futebol.

Se formos levar o critério de população interessada pelo número de pessoas que praticam, certamente o país se manterá em primeiro por muito tempo. Sendo assim, o Brasil é o país do futebol!

O que este artigo aborda:

Qual é o país de origem do futebol?

Muitas pessoas ainda se perguntam sobre qual é o país de origem do futebol e, quanto a isso, deve-se considerar alguns pontos.

Antes de o futebol ser oficializado, ouve-se durante a história referências do futebol presente em várias culturas. Existia uma série de povos que já jogavam algum tipo de jogo com bola em tempos bem remotos, e são eles:

  • Japoneses;
  • Chineses;
  • Italianos;
  • Gregos;
  • Persas;
  • Vikings etc.

A cerca de 3 mil anos atrás, os chineses já tinham um jogo muito parecido. Na Roma e Grécia antiga os jogos com bola eram um preparativo físico para os soldados que iriam para a guerra. E há relatos do “Tlachtli” na América do Sul, um jogo também semelhante ao futebol.

Mas, muitos dizem que o futebol foi “inventado” na Inglaterra, isso em partes é verdade. O futebol já existia, mas, não existia uma padronização. Havia na Inglaterra os adeptos do jogo com a mão e os que não achavam certo.

Sendo assim, criou-se a The English Football Association, que padronizou o jogo. E com cerca de 8 anos existindo já estavam associados cerca de 50 clubes. E depois foi organizada a primeira FA CUP, conhecida como a primeira competição mundial.

O que poucos sabem é que em toda a Europa já aconteciam partidas internacionais na Grã-Bretanha. A primeira a ter acontecido foi em 1872 Inglaterra e Escócia. Foram criadas várias associações e são elas:

  • Associação escocesa (1873);
  • Associação de Gales (1875);
  • Associação Irlandesa (1880).

E depois foram surgindo as associações não britânicas e são elas:

  • Holanda e Dinamarca (1889);
  • Nova Zelândia (1891);
  • Argentina (1893);
  • Chile (1895);
  • Suíça e Bélgica (1895);
  • Itália (1898);
  • Alemanha e Uruguai (1900);
  • Hungria (1901);
  • Finlândia (1907).

Quando surgiu a FIFA?

Além de querer saber qual é o país do futebol, muitos se perguntam sobre quando surgiu a FIFA que, hoje em dia, é de grande importância para instaurar as diversas regras.

A FIFA foi fundada em Paris em Maio de 1904 e, de início, associaram-se os seguintes países: Bélgica, Espanha, Dinamarca, Holanda, Suécia, Suíça e o país sede, a França. No entanto, somente em 1919 a CBD – Confederação Brasileira de Desporto foi criada.

Mas, antes da sua fundação, existiu um homem por nome de Charles Miller, que era um brasileiro paulistano, que aos 10 anos foi morar e estudar na Inglaterra.

No entanto, ao retornar para o Brasil, no ano de 1894 trouxe em sua bagagem duas bolas de futebol, um livro de regras, um par de chuteiras e um uniforme.

Desde então, começou a instaurar esse costume entre os brasileiros, que acabou se tornando o país do futebol.

É por conta disso que, hoje em dia, Charles Miller é considerado o pai do futebol e do rugby no Brasil.

Agora que você já entendeu um pouco sobre quem é o país do futebol, é possível que esteja na dúvida sobre por qual razão ele é tão popular. Quanto a isso, selecionamos algumas das razões abaixo.

1. Futebol como prática é mais antigo que os ingleses

No ano de 1863, os ingleses montaram as regras do futebol, o qual foi feito para diferenciar do Rugby, haja vista que eram bem parecidos.

Naquele tempo cerca de 1/4 do mundo era dominado pela coroa britânica. Sendo assim, ela acabou por facilitar a exportação para o mundo todo, principalmente onde dominava.

2. O Futebol é muito simples

O futebol é um esporte simples de praticar e de entender as regras básicas do futebol. Além de se assistir sabendo as regras, facilitou a sua disseminação e a facilidade delas.

Ademais, por ser um esporte que inclui todos, ele pode ser praticado em todos os locais, seja com terra, grama, ou qualquer coisa do tipo.

3. Improvisação

O futebol é um esporte onde o homem passou a improvisar tudo, e começou a desenvolver as suas jogadas.

Seja a meia lua, bicicleta, balãozinho. Além de despertar uma série de sentimentos, como a compaixão de pessoas, fazem com que o futebol seja um esporte de “união”, com um único propósito, por exemplo.

4. Publicidade

Por ser um tipo de esporte que atrai as massas, ele passou a receber muitos investimentos em publicidade.

Ou seja, isso aumentou a sua popularidade, principalmente devido a sua organização estar em todo o mundo. No país do futebol, não é nem um pouco diferente.

É muito fácil notar o quanto de dinheiro esse negócio movimenta, o que acaba por trazer desenvolvimento para alguns locais, por exemplo.

5. Clima

Quem ainda não teve a oportunidade de ir assistir o seu time do coração em um estádio está perdendo algo muito bom.

A experiência e o clima de assistir o seu time ganhando uma final é inexplicável. Estar em um estádio com 50 mil pessoas na mesma vibração que a sua é sem igual.

No país do futebol, isso se torna ainda mais real, haja vista que os times são muito amistosos e há diversos estágios.

Além de saber a origem do futebol no Brasil, também é interessante saber a razão de ser tão popular em nosso país.

Mas, quanto a isso, há alguns fatores que explicam o porquê o futebol é um esporte muito amado pelos brasileiros.

O fato dele ser jogado em qualquer campo, rua, calçada, praia ajuda, no entanto, o fator emocional pesa muito. A criação do futebol no Brasil sempre esteve ligado a movimentos sociais e políticos.

Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a depender do brasileiro, o futebol é mais importante que a religião.

Mesmo porque cerca de 120 milhões de brasileiros se declaram fãs de algum time de futebol no país, o que o torna muito popular.

Ademais, o país do futebol possui os seguintes principais times:

  • Flamengo;
  • Corinthians;
  • São Paulo;
  • Palmeiras;
  • Santos;
  • Grêmio;
  • Internacional.

O Brasil faz parte de um dos maiores mercados mundiais de futebol, mesmo porque, além dele ser presente em todo lugar, ele tem um forte impacto social.

No ano de 2018, a FIFA registrou cerca de quase 26 mil jogadores de futebol em atividade. Esse número é o maior registrado entre todos os filiados a ela.

Por que o Brasil é o país do futebol?

Vamos conhecer alguns dos motivos que fazem o Brasil ser o país do futebol logo abaixo:

A mais vitoriosa

Não existe um outro país que participou de mais copas que o Brasil, sendo o único a participar das 21 edições desde 1930. Sendo também o mais vitorioso entre todas as seleções, detendo cerca de 5 copas do mundo.

Os títulos conquistados pela seleção brasileira de futebol são:

  • Suécia 1958;
  • Chile 1962;
  • México 1970;
  • Estados Unidos da América 1994;
  • Coréia e Japão 2002.

O rei do futebol

O país do futebol detém uma história rica entre as Copas do Mundo. Ela fracassou em algumas, mas com os maiores times de todos os tempos. O esportista mais vitorioso no esporte é brasileiro, e conhecido como rei.

O nome dele é Edson Arantes do Nascimento, e junto a seleção conseguiu conquistar os 3 primeiros títulos. Nenhum outro jogador de futebol foi tão vitorioso quanto ele, e ninguém vai tão cedo alcançar os números conseguidos por ele.

Exportação

Nenhum outro país no mundo exporta tantos jogadores como o Brasil. O talento dos nossos jovens é procurado desde cedo, e já encaminhado para outros mercados no mundo, principalmente o Europeu. Em todas as décadas um jogador brasileiro está entre os melhores do mundo.

Conclusão

Como você pôde ver, o Brasil é o mais vitorioso, o que mais forma e o que o esporte é o mais popular. Inegavelmente o país se interessa mais pelo futebol do que por questões político-sociais.

Por fim, se você quer saber mais sobre o país do futebol, veja o vídeo do canal TNT Sports Brasil.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse

História de Charles Miller o pai do futebol brasileiro

História de Charles Miller o pai do futebol brasileiro