quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 07:20:30
Sporting Forever

Para muitas pessoas, os esportes radicais são a válvula de escape ideal para esquecer os problemas do dia a dia. Eles fazem com que os indivíduos se sintam vivos, revigorados e sintam a adrenalina em todo corpo, além de garantir uma boa dose de alegria.

O lado bom é que essas práticas radicais podem acontecer em ambientes diversos: há os esportes offroad, como o motocross; o salto livre, como o paraquedismo; e até mesmo aqueles praticados em ambientes internos, como a escalada. Abaixo, conheça alguns dos melhores exemplos de esportes radicais para praticar.

O que este artigo aborda:

1. Paraquedismo

Para quem busca aventura nas nuvens, o paraquedismo é o esporte ideal. Nesse tipo de esporte, é possível saltar de um avião de alturas que variam de 2 mil a 3 mil metros, guiados por um profissional. Em muitos locais, ainda é possível filmar o seu salto, guardando essa experiência para sempre.

Uma vantagem é que esse tipo de serviço ensina, em um curso rápido, os conceitos básicos envolvendo o paraquedismo, antes da pessoa saltar. Assim, ela não precisa se preocupar em chegar lá já sabendo como funciona, já que o instrutor, além de acompanhar o interessado, também ensina sobre a prática.

2. Bungee Jump

Outra experiência bastante eletrizante envolvendo queda ao ar livre é o bungee jump. Nela, o praticante tem uma corda presa ao seu corpo, além de outros equipamentos de segurança, como um capacete, presilhas e cintos, e salta de uma plataforma, que pode ser fixa ou não.

De certa forma, o bungee jump é uma boa indicação para quem gosta de altura e se interessa em saltar de paraquedas, já que ele permite ter uma sensação mais rápida de como é a queda livre. Uma vantagem é que ele pode ser praticado em diversos lugares, como pontes e montanhas, existindo uma variedade enorme de opções.

3. Rafting

Praticado em botes infláveis, o rafting é um esporte praticado em rios e em grupo, sendo que o número de participantes dependerá do tamanho do bote. Equipados com roupas apropriadas para a água, capacete e até kits de sobrevivência, os interessados utilizam os remos para guiar o bote, desviando de obstáculos e desafiando as correntezas. Apenas, prepare-se para molhar bastante.

4. Motocross

Para quem ama velocidade, não vai haver recomendação melhor do que o motocross. Ele possibilita que o praticante desafie circuitos sinuosos de terra, repletos de elevações e declives que permitem saltar com a bicicleta e realizar uma série de manobras. Tudo isso em alta velocidade e com a adrenalina comandando o corpo.

Claro, a prática deve ser feita para quem conhece ao menos o básico de andar de motocicleta. Além disso, todo praticante deve utilizar equipamentos de segurança obrigatórios, tais como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, botas e macacões específicos.

5. Rapel

A princípio, o rapel foi criado para ser uma técnica de resgate em altura, que acabou se tornando um esporte. Ela consiste no praticante descer cachoeiras, paredões e outros cenários com uma corda amarrada no corpo. Durante a descida, a pessoa pode aproveitar de cenários únicos e entrar em contato com a natureza.

Contudo, esse é um esporte que requer experiência, o que torna indispensável a presença de um profissional qualificado para acompanhar a descida. Por isso mesmo, para quem está começando a prática, é possível realizá-lo indoor, em um ambiente mais controlado e que permite entender os principais conceitos e movimentos da prática.

6. Escalada

Além de descer, também é possível subir paredões. Esse é o propósito da escalada, um esporte que requer muita concentração, mobilidade e força nos membros, podendo ser praticado tanto indoor quanto em ambientes externos, como montanhas, chapadas e outros tipos de paredões.

A exemplo do rapel, ele também exige o acompanhamento de um profissional experiente, que irá auxiliar o praticante a dominar os principais movimentos. A escalada é bastante praticada no Brasil, sendo uma modalidade que também é famosa no exterior.

Por fim, se você quer mais algumas dicas de esportes radicais, veja o vídeo do canal Ativo5.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse