Sporting Forever

A melhor forma de ter um evento esportivo que seja um sucesso é organizá-lo com antecedência, através de um planejamento muito eficiente e bem detalhado.

Com isso, ficará fácil entender para qual público-alvo o evento é direcionado, escolher um bom local para que ele seja realizado, além de outros pontos.

Assim, é imprescindível que você esteja planejando cada um dos detalhes do evento, incluindo a parte de comidas e bebidas para a confraternização final.

Portanto, nós resolvemos trazer este conteúdo com algumas dicas imprescindíveis para você de como organizar um evento esportivo da melhor forma e alcançar assim resultados incríveis no final.

O que este artigo aborda:

Como organizar um evento esportivo?
Como organizar um evento esportivo?
Pin It

Faça um checklist completo

A primeira dica de como organizar um bom evento esportivo é, como dito, através do planejamento completo do mesmo, o que significa fazer um checklist que seja completo.

Hoje em dia, você já conta com muitas ferramentas tecnológicas para criar seus checklists, o que reduz os riscos de cometer erros no planejamento.

No checklist, você deve incluir tudo o que é importante para o pré-evento, aquilo que será necessário durante a sua realização, e o que será necessário no pós-evento.

Esse planejamento deve incluir tudo aquilo que você precisa resolver, organizar, contratar e providenciar para que o evento esportivo não seja comprometido ao final.

A falta de um bom checklist, inclusive, pode fazer com que você acabe pagando muito mais do que pretendia com esse evento, o que nunca é desejado por ninguém.

Busque por um bom local para o evento

A segunda dica para que você possa organizar um evento esportivo é justamente buscar por um local onde ele será realizado.

Para isso, você precisa considerar qual o esporte em questão, pois dependendo da modalidade, o local precisará ter determinadas características bem específicas.

Por exemplo, um torneio de futebol society exige um tipo de campo com dimensões diferentes daquele para fazer um evento de futebol americano ou rugby.

A mesma coisa vale se você vai realizar um torneio de bike ou uma corrida, ou ainda se um evento de vôlei de quadra ou de areia.

O melhor de tudo é que o espaço seja seguro para a realização da atividade e comporte o número de pessoas que vão acompanhar o torneio, garantindo também o conforto para eles.

Em algumas situações, como uma corrida de rua, lembre-se de que você precisará da autorização da prefeitura para que possa fechar algumas rotas e manter assim a segurança dos participantes.

 Busque por patrocinadores

Uma das melhores formas de conseguir organizar o seu evento esportivo com sucesso é buscar por patrocinadores.

É a partir dos valores que eles vão investir no evento que você vai poder fazer algo maior e mais completo ou não.

Afinal, nem sempre você vai ter a verba suficiente em mãos para conseguir realizar o evento que tanto sonhou.

Você deve então ir atrás de empresários locais e propor a eles diferentes opções de patrocínios, para que possam escolher aqueles que melhor encaixam-se em seus objetivos.

Além disso, seu plano de buscar por patrocínio deve ter uma mostra para as empresas de como auxiliar aquele evento vai ser importante para elas.

Tudo isso vai fazer com que as chances de sucesso desse evento esportivo, não importa de qual modalidade, sejam bem maiores.

Divulgue bem o seu evento esportivo

De nada adiantará você planejar, conseguir ótimos patrocinadores e achar o local perfeito para o evento se não houver participação nele, seja de atletas, seja de torcedores.

É por isso mesmo que você precisa levar em consideração a divulgação desse evento esportivo para que mais pessoas fiquem sabendo sobre ele e queiram participar de alguma forma.

Aqui você precisa definir alguns pontos, como os meios em que irá divulgar o seu evento, qual tipo de conteúdo pretende criar, se vale a pena realizar parcerias com influenciadores, entre outros.

Opte por permitir as inscrições online

Se você pretende fazer um evento esportivo de corrida de rua ou de bike, uma das dicas é sempre permitir que as pessoas façam as inscrições online.

Isso vai garantir que mais interessados inscrevam-se no seu evento, pois muitos não vão ter tempo de ir até um determinado local para isso.

Para não perder nada, crie um site online e coloque o link dele nas suas redes sociais para que os interessados possam encontrá-lo facilmente.

Não há dúvidas de que o número de pessoas que vão clicar e se inscrever online será muito maior do que qualquer outra forma de cadastro que você escolher.

Como será o pós-evento?

Em algumas ocasiões, dependendo do número de participantes, você pode optar por um pós-evento mais completo.

Isso significa fazer uma confraternização com todos, o que é uma ideia excelente quando o evento for mais restrito e não tiver milhares de pessoas.

Nesse caso, você pode fazer uma reunião de comes e bebes para participantes e convidados, como pessoas da família.

Se for essa a sua escolha, uma dica é saber como calcular bebidas para festa e evitar assim que faltem refrigerantes, chopps ou água para todos.

Para os maiores de idade, uma dica na confraternização é oferecer alguma bebida alcoólica, e fechar uma parceria com uma distribuidora de chopp é uma ótima ideia.

Conclusão

Como você viu aqui, nem sempre é fácil organizar um evento esportivo, seja ele de pequeno ou grande porte. 

Neste texto, nós trouxemos algumas dicas imprescindíveis para você planejar o seu e fazer dele um verdadeiro sucesso para os participantes e os torcedores.

Por fim, se você qusier saber mais sobre como organizar um evento esportivo, veja o vídeo do canal do Julio Vitoria.

O que achou do nosso conteúdo de como organizar um evento esportivo?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse