Os pesos de guidão são indispensáveis para o desempenho e conforto ao pedalar, podendo fazer grande diferença nos resultados. Em geral, um guidão sem peso influencia na estabilidade, na absorção das vibrações e no controle da bicicleta, o que pode interferir na experiência do ciclista.
E como pode um objeto tão pequeno ser tão importante, não é mesmo? Foi pensando nisso que elaboramos este conteúdo, no qual você irá aprender os principais pontos e aspectos dos pesos de guidão, além de dicas e orientações para dominar o assunto e adotar as melhores práticas em suas próximas pedaladas. Continue a leitura para saber de tudo isso!
O que este artigo aborda:
- Pesos de guidão: o que são e como afetam o desempenho?
- Tipos de pesos de guidão e como escolher o ideal
- Dicas para ajustar os pesos de guidão
Pesos de guidão: o que são e como afetam o desempenho?
Já explicamos que eles são muito importantes, mas agora chegou o momento de entendermos exatamente do que se trata. Os pesos de guidão são pequenos contrapesos instalados nas extremidades do guidão de uma bicicleta. Eles foram inspirados nos guidões das motocicletas e são cada vez mais comuns em bikes, especialmente as utilizadas em estrada ou em mountain bike. Mas isso não é uma regra, e os pesos podem ser aplicados em todos os cenários.
Eles atuam diretamente no desempenho, especialmente em três áreas. Estabilidade e controle são as duas primeiras. O princípio é que os pesos aumentam a massa do guidão, aumentando também sua inércia. Em outras palavras, o guidão fica menos suscetível a movimentos indesejados, além de mais estável — especialmente em altas velocidades e terrenos acidentados.
A terceira área de impacto no desempenho é a absorção de vibrações vindas do solo, reduzindo o impacto nas mãos e nos braços, e aumentando o conforto na pilotagem da bicicleta.
Tipos de pesos de guidão e como escolher o ideal
Os pesos de guidão disponíveis no mercado podem variar em suas características, como material, peso e design, e é importante você conhecer os principais tipos antes de escolher um para chamar de seu.
Entre os materiais, temos o de aço inoxidável, alumínio e fibra de carbono. Os de aço tendem a ser mais pesados e eficientes na absorção de vibrações, enquanto as outras duas opções são recomendadas para quem almeja reduzir o peso da bicicleta e ganhar mais velocidade.
O peso e o tamanho devem ser escolhidos segundo a sensibilidade dos ciclistas. A lógica é que quanto mais pesado forem os pesos, mais estabilidade e absorção eles trarão. O “colateral”, por assim dizer, está no impacto da performance e do tempo. Portanto, a escolha é completamente subjetiva e deve atender tanto às características do piloto quanto às suas necessidades.
Embora o design não afete diretamente o desempenho dos pesos de guidão, eles também variam bastante. Alguns foram projetados para serem discretos, enquanto outros são bastante apelativos. Aqui, mais uma vez, temos uma escolha completamente pessoal.
Dicas para ajustar os pesos de guidão
Depois de escolher o seu tipo de peso, chegou a hora de fazer os ajustes para melhorar seu desempenho. Tudo começa com a instalação correta, certificando-se de que os pesos estejam bem presos nas extremidades do guidão. Uma instalação frouxa pode resultar no efeito oposto do que você almeja com esses acessórios.
Assim como qualquer outro item de uma bicicleta, os pesos também irão demandar manutenção regular. Eles devem ser inspecionados com certa periodicidade para garantir que estejam bem fixos e livres de problemas, como ferrugem ou desgaste.
A dica final é perder o medo de testar diferentes opções. Afinal, como já dissemos, essa é uma escolha bastante subjetiva e você só irá descobrir qual o peso de guidão ideal quando tiver experimentado diferentes modelos.
Artigos relacionados: