terça-feira, 29 de novembro de 2022 - 29/11/2022 23:26:40
Sporting Forever

O corpo humano tem mais de 70% de água e é essencial manter a hidratação no corpo para que ele funcione bem. Você sabia, por exemplo, que podemos sobreviver por mais de uma semana sem comer, mas morreríamos a partir de três ou cinco dias sem tomar água?

Nossas células precisam de hidratação para absorver e conduzir os nutrientes pelo corpo. Os rins precisam de água para retirar as toxinas do corpo. A circulação sanguínea é beneficiada por um bom fluxo de água e até o nosso cérebro e intestino funcionam melhor se estiverem hidratados.

Isso sem falar na beleza. Nossa pele e cabelos ficam com uma aparência muito melhor se manter a hidratação no corpo. E esses são apenas alguns exemplos de porque tomar água, chás e sucos saudáveis é necessário.

A quantidade de líquido que precisamos ingerir é variável. É bom tomar um pouco mais quando está muito calor ou durante a prática de esportes, por exemplo. Em geral, a indicação é que um adulto consuma pelo menos dois litros de água por dia. Mas essa não é a única forma de manter a hidratação no corpo. Preste atenção nas dicas.

O que este artigo aborda:

1. Tenha sempre uma garrafa de água

Para se lembrar de tomar água mais vezes ao dia, a dica é andar sempre com uma garrafinha na bolsa. Além de tudo, é mais sustentável, pois você pode reabastecê-la em bebedouros, evitando ter que comprar uma garrafa de plástico ou usar copos descartáveis.

7 dicas para manter a hidratação no corpo
Pin It

Foto: Pexels

2. Monitore a quantidade

Na correria do dia a dia, muitas vezes a gente não presta atenção se está tomando água suficiente. Usar uma garrafinha já é uma forma de fazer isso, pois você pode ficar atento à quantidade de vezes que reabastecer o recipiente para saber o quanto já tomou.

Outra dica para os esquecidos são os aplicativos que, literalmente, te lembram a hora de tomar água. Pode parecer um exagero, mas se eles foram inventados é porque muita gente precisa deles. Melhor pecar pelo excesso de cautela que pela falta.

3. Preste atenção nos sinais do corpo

O seu corpo é um sistema inteligente e vai tentar te avisar quando estiver com falta de água. Além da sede, cansaço, retenção de líquidos, dificuldade de concentração e tontura podem ser sinais de que você precisa simplesmente tomar um copo de água.

4. Saborize a água

Colocar ervas e frutas na sua água para deixá-la mais saborosa é uma forma de tornar o processo mais agradável. E você ainda acrescenta os nutrientes desses ingredientes na sua hidratação. Hortelã, limão, laranja, morango e uvas, por exemplo, deixam a sua água uma delícia.

5. Tome água de coco

A água de coco não é só saborosa e refrescante, ela é um potente hidratante porque também é cheia de eletrólitos, que a gente perde durante a transpiração. Especialmente no calor, tomar água de coco é uma ótima ideia. Não é por acaso que ela é a bebida símbolo dos dias de praia.

6. Inclua frutas na dieta

As frutas são cheias de vitaminas, fibras e outros nutrientes muito bem-vindos para a sua dieta. E muitas ainda são boas fontes de água e eletrólitos. Portanto, comer uma fruta também é se hidratar. Assim como tomar sucos naturais que, além de tudo, são uma delícia.

7. Maneire no álcool

Apesar de serem bebidas, podem contribuir mais com a desidratação que o contrário. Por isso, o ideal é maneirar no consumo delas e intercalar os drinks com um copo de água, o que também vai diminuir as chances de você ter aquela ressaca no dia seguinte.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas para manter a hidratação no corpo, veja o vídeo do canal Você Bonita.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Sporting Forever

A equipe de redação do Sporting Forever é formada por diversos profissionais da área do esporte. Temos como objetivo levar o melhor conteúdo até você.

1

Pode ser do seu interesse