Sporting Forever

Se você gosta de aventura com certeza já pensou em participar de competições que envolvem estar ligado à natureza e se aventurar por lugares diferentes, e provavelmente já ouviu falar do Rally dos Sertões. Maior competição off-road das Américas e uma das maiores do mundo, o Rally teve recentemente a sua 31º edição, que aconteceu em agosto deste ano. O percurso da edição foi considerado um dos mais exigentes e mais técnicos, e ganhou o apelido de “duro e tinhoso”. No entanto, por que o Rally dos Sertões se tornou tão famoso aqui no Brasil?

O Rally é um dos maiores símbolos para aquelas pessoas que são aventureiras e uma das principais tradições do Sertões é criar trajetos que sejam desafiadores e inéditos, tudo para fazer com que a competição se torne ainda mais conhecida e ganhe mais adeptos. Não podemos nos esquecer das paisagens ao longo do percurso, que são de tirar o fôlego e cruzam diversos biomas brasileiros. A beleza natural do país é a verdadeira estrela do Rally.

Além disso, é claro que para percorrer todo o caminho é preciso escolher o veículo certo. A maioria dos participantes ou interessados costuma verificar a Tabela Fipe, que costuma ser útil para entender qual a melhor maneira de percorrer o trajeto do Rally. Se você gosta de se aventurar e quer saber mais sobre o Rally dos Sertões, confira abaixo o que fez com que o evento se tornasse tão famoso entre o público aqui no Brasil.

O que este artigo aborda:

Por que o Rally dos Sertões é sucesso de público no Brasil?
Por que o Rally dos Sertões é sucesso de público no Brasil?
Pin It

Quando surgiu?

A história do evento começou em 1991, com a criação de um trajeto que partia de Ribeirão Preto e ia até as praias de Maceió. Esse evento ficou conhecido como Rally São Francisco e até então só aceitava competidores em motos, mas foi realizada apenas uma edição.

Em 1993 surgiu a primeira edição do Rally como conhecemos hoje, e logo nesse ano já foi batizado usando o termo Sertões. O trajeto envolveu cerca de 3.500 km entre Campos do Jordão e Natal, no Rio Grande do Norte. Nesse ainda ainda só podiam competir pilotos de moto.

Por causa dos comentários positivos que o evento recebeu, em 1994 o Rally chamou a atenção do mundo. Nessa época começou a ter competidores estrangeiros, dando início à fase internacional da prova, contando com 44 inscritos e um percurso de 4.500 km no total.

De 1995 até os dias de hoje ocorreram algumas mudanças que visavam deixar o evento cada vez mais atrativo e profissional. Entre uma dessas mudanças podemos citar a inclusão de patrocinadores e o apoio de entidades oficiais. Hoje em dia, além das motos, existe a categoria de carros, quadriciclos, UTVs e caminhões.

Um evento para aventureiros

Podemos dizer que o sucesso do Rally dos Sertões se deve principalmente ao espírito aventureiro que algumas pessoas possuem. Você com certeza conhece alguém que fica com os olhos brilhando quando se vê diante de uma aventura, e é isso que o Rally causa na maioria dos competidores. É possível ressaltar também o clima de solidariedade que acontece entre quem está competindo, sem falar na ousadia de colocar a resistência das máquinas à prova durante todo o trajeto.

A popularidade do Rally vem das pessoas que não se importam de ficar molhadas ou cheias de pó, de quem gosta de viver intensamente cada momento, por isso um dos maiores objetivos do evento é ter uma rota que tenha tudo isso, com muita aventura. Além disso, o Rally dos Sertões é sinônimo de contato com a natureza. Durante o percurso, os competidores têm acesso a diferentes biomas brasileiros, o que leva a uma maior valorização do país.

E não podemos deixar de citar as paisagens que são dignas de aplausos, representando a grande recompensa dos competidores que esperam pelo momento de deixar o asfalto para se aventurar em muito barro e trajetos cheios de adrenalina. O Rally dos Sertões é a prova viva de que muitas pessoas vivem esperando por um momento de aventura, em busca de um motivo para deixar a cidade grande e ir a outros lugares.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

O que é gandula no futebol?

Descubra o papel dos gandulas no futebol e como eles ajudam a manter o jogo em movimento. Saiba mais sobre essa importante função no esporte.

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse