Praticar atividades ao ar livre é uma forma de entrar em contato com a natureza e se exercitar, o que contribui para reduzir o estresse e proporciona momentos de conexão e lazer.
Se você gosta de praticar esportes em contato com a natureza, como trilhas, escalar montanhas e outros, é importante escolher com cuidado o calçado para que você tenha conforto e segurança.
Existem sapatos que foram desenvolvidos especialmente para essa finalidade, os calçados adventure. Eles possuem um design funcional e robusto, próprios para caminhar em trilhas, matas e outros locais semelhantes. E não precisa gastar muito para comprar um, você pode usar o cupom Olympikus para garantir o seu no precinho.
O que este artigo aborda:
- O que são calçados adventure?
- Como escolher o calçado ideal para atividades ao ar livre?
- Conforto
- Proteção
- Impermeabilidade
- Peso
- Respirabilidade
- Cabedal
O que são calçados adventure?
Calçados adventure são projetados com solado antiderrapante, resistência à água e à abrasão, além de sistema de amortecimento e palmilha anatômica, ideais para atividades ao ar livre, pois resistem ao contato com diferentes tipos de solo e condições climáticas. Existem duas categorias:
- tênis adventure: são próprios para caminhadas de curta distância em terrenos mais planos, por serem mais leves;
- botas adventure: são mais firmes e resistentes, ideais para trilhas longas e com obstáculos. Oferece estabilidade e proteção, evitando torções.
Durante um passeio ao ar livre, você terá que lidar com terrenos acidentados, trilhas, matas, rios e outros. Escolher o calçado ideal vai te ajudar a ter melhor desempenho e evitar torções. Entre outros benefícios, podemos citar:
- conforto: não tem nada pior do que um sapato incomodando. O sapato adventure absorve o impacto e amortece, reduzindo a fadiga do músculo. Ele também evita bolhas e calos;
- resistência: o material é impermeável e resistente à abrasão, evitando a entrada de umidade e sujeira;
- segurança: o solado antiderrapante proporciona maior aderência, independentemente do tipo de terreno. Evita quedas e lesões.
Como escolher o calçado ideal para atividades ao ar livre?
Como você viu, existem dois tipos de calçados adventure: o tênis e a bota. Escolher entre um e outro dependerá do tipo de atividade que você vai praticar. Por isso, o primeiro passo é saber qual tipo de exercício você vai escolher. Além disso, você também deve levar em conta outros fatores.
Conforto
Esse é um dos pontos principais na hora de escolher o calçado: avalie o conforto, veja como o sapato fica no seu pé. O calçado precisa se ajustar ao seu pé e oferecer suporte para o tornozelo e o calcanhar. Outro ponto de atenção é o tamanho. Escolha um do tamanho correto que não te deixe desconfortável e com pontos de pressão.
Proteção
Durante a atividade ao ar livre, você vai se deparar com obstáculos, pedras, galhos, rios, terrenos irregulares e outros. Por isso, escolha um sapato que ofereça a prestação de que você precisa, com solados resistentes à perfuração e que seja construído para enfrentar situações adversas.
Impermeabilidade
Se você vai enfrentar um ambiente úmido na sua jornada, como caminhar ou correr debaixo de chuva ou passar por rios e riachos, avalie se o calçado é impermeável. Escolha aqueles com membranas impenetráveis para manter seus pés secos.
Peso
O peso do calçado influencia diretamente o seu desempenho durante a atividade física. Se a atividade envolve mais agilidade e rapidez, como trilhas e corridas, procure os que são mais leves. Para atividades que precisam de mais estabilidade, escolha um sapato mais pesado, que vai dar mais suporte.
Respirabilidade
Atividades ao ar livre fazem os nossos pés transpirarem bastante. Por isso, escolha aqueles que possuem tramas abertas, permitindo a passagem de ar e uma ventilação adequada. Além disso, maior circulação de ar evita acúmulo de calor e umidade.
Cabedal
O cabedal é a parte superior que envolve o pé e o tornozelo. Para proporcionar maior segurança, ele precisa ser de um material mais flexível, respirável e impermeável. Avalie se ele se ajusta ao seu pé e não fica muito folgado ou apertado, a fim de evitar bolhas e lesões.
Artigos relacionados: